Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/9/2005 | Atualizado às 9:04
A aparente estabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente à crise política começa a dar sinais de desgaste. Pela primeira vez, a desaprovação ao governo petista superou a aprovação, que despencou dez pontos percentuais em pouco mais de dois meses, conforme aponta a pesquisa CNI/Ibope divulgada nessa quarta-feira. Segundo o levantamento, a desaprovação ao governo Lula, no mês passado, subiu de 38 para 49 pontos, cinco pontos a mais do que a aprovação.
A pesquisa, feita a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ouviu 2.002 eleitores, em 143 municípios, entre os dias 8 e 12 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com os dados, o índice de aprovação ao governo Lula caiu de 55% para 45% e, pela primeira vez desde as primeiras denúncias sobre o mensalão, ficou negativo, ou seja, abaixo dos 50 pontos.
O levantamento aponta outra peculiaridade. A insatisfação popular em relação a Lula chegou a todas as camadas da sociedade. Antes, os eleitores de baixa renda mantinham os números da aprovação em alta. "Os movimentos (de oscilação) mais sensíveis ocorreram no segmento feminino, entre a população mais jovem e na faixa de 25 e 34 anos, no segmento de escolaridade com ensino médio, no Sudeste e na periferia", diz um dos trechos da pesquisa.
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
Recesso parlamentar
Girão pede suspensão do recesso para investigar INSS e Banco Master