Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Um histórico de suspeitas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Um histórico de suspeitas

Congresso em Foco

3/8/2005 17:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Ricardo Ramos


Estar envolvido em denúncia de compra de voto não é fato isolado na vida do deputado Ronivon Santiago (PP-AC), que renunciou ao mandato em 1997 após a denúncia de que teria recebido dinheiro para votar a favor da emenda da reeleição. Em outubro de 2002, ele chegou a ser preso em um luxuoso hotel de Brasília, onde se hospedara com a mulher, porque alguns dos 15.637 eleitores que garantiram o seu retorno à Câmara o denunciaram à Justiça Eleitoral por não ter efetuado o pagamento dos R$ 100 que, supostamente, teria prometido em troca de cada voto.

Naquele ano, Ronivon declarou ao TRE ter investido R$ 39,7 mil para cobrir gastos com a campanha eleitoral. Além da denúncia de compra de votos, recaiu sobre o deputado a acusação de ter oferecido remédios e emprego no serviço público municipal de Rio Branco para quem votasse nele. Essas denúncias resultaram na cassação do seu mandato em julho do ano passado. Desde então, tem se mantido no cargo graças a liminares obtidas na Justiça Eleitoral.

Caso seja realmente cassado, Ronivon perderá o foro privilegiado, prerrogativa que garante aos parlamentares o direito de responder a investigações e processos judiciais apenas no STF.

Membro da Executiva Nacional do PP, o partido do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PE), Ronivon é um deputado de atuação discreta. Na atual legislatura, por exemplo, não apresentou nem relatou uma proposição sequer. Aliás, em três mandatos, o deputado só apresentou duas propostas legislativas.

De 2003 pra cá, fez apenas um único pronunciamento em plenário. Foi no dia 6 de junho de 2004, quando pediu ao governo federal que atendesse às reivindicações dos servidores grevistas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apesar da atuação discreta, Ronivon é um parlamentar assíduo: sua média de freqüência às sessões deliberativas é de 89,63%. Procurado, o deputado não retornou os contatos feitos pela reportagem.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Os rolos judiciais de uma dupla do barulho

O espetáculo das CPIs

Cerco se fecha sobre Valério

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES