Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/1/2007 | Atualizado às 19:07
O PSB anunciou hoje (23), na sede oficial do partido em Brasília, o apoio à candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara e candidato à reeleição.
Aldo compareceu ao anúncio, que também contou com a presença de lideranças da legenda, como o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, e o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (RS).
O presidente da Câmara comemorou o apoio do PSB. "Nós temos uma jornada comum. Assumo o compromisso de honrar esse apoio", declarou. O PSB terá 27 deputados a partir de 1° fevereiro, data de início da nova legislatura, e tem participado da campanha de Aldo desde o início.
A decisão do PSB de apoiar a candidatura de Aldo foi da maioria da bancada, e não houve necessidade de colocar o assunto a voto.
Embora o PSB tenha oficializado a aliança com Aldo, a legenda conta com algumas dissidências, como a deputada Luiza Erundina (SP), que apóia Fruet, e Júlio Delgado (MG), que está com Chinaglia. "Eu estou com a terceira via. O partido respeita a minha decisão", declarou Erundina, presente à reunião da bancada. Delgado não participou da cerimônia.
Com o apoio do PSB, Aldo conta com o apoio oficial de três partidos: PCdoB, PFL e o próprio PSB.
Por sua vez, Chinaglia conseguiu o apoio do PT, PMDB, PR (fusão entre PL, Prona e PSC), PTB e PP. O PSDB, que inicialmente declarou apoio a Chinaglia, voltou atrás de sua decisão e deve ratificar ainda hoje o apoio da bancada a Fruet na eleição para a presidência da Câmara.
Um apoio esperado
O apoio do PSB ao PCdoB já era esperado. O partido de Aldo até cogitou formar um bloco partidário com o PSB para tentar escapar da cláusula de barreira, mas o Tribunal Supeiror Eleitoral derrubou a cláusula, apesar de alguns partidos políticos terem se unido, formalizando outras legendas.
A união PSB e PCdoB pode sinalizar um apoio desse último partido à candidatura presidencial do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à presidência da República em 2010.
Leia mais sobre a sucessão na Câmara
Chinaglia: "Não fui abordado por pedido de aumento"
Chinaglia quer decisão imediata sobre reajuste salarial
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição