O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), disse ontem ao jornal Folha de S. Paulo que o PT pode estar manipulando as ações da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) contra as forças de segurança pública de São Paulo. "O PT pode estar manuseando, manipulando essas ações," afirmou Bornhausen.
Na avaliação do senador, o PT vive no submundo e nada mais o espanta. "O PT vive no submundo de Santo André [onde o prefeito petista Celso Daniel foi assassinado], vive no submundo do mensalão [acusação de pagamento de votos no Congresso] e vive no submundo do MSLT [o movimento de sem-terra que invadiu e depredou o Congresso e cujos líderes estão sendo denunciados]. Então, tudo é possível, nada seria surpresa".
Depois de dar as declarações, Bornhausen tentou minimizar o assunto. "Não estou acusando, mas mantenho minhas desconfianças", disse, para depois acrescentar: "São dúvidas, não afirmativas". Entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, a facção criminosa PCC fez mais de 70 ataques em 30 cidades de SP. Os alvos foram policiais, ônibus, lojas e bancos. Sete pessoas morreram.