Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ vota recurso de Dirceu na quarta-feira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CCJ vota recurso de Dirceu na quarta-feira

Congresso em Foco

14/11/2005 16:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar, nesta quarta-feira, o recurso que pede a anulação do relatório ao processo contra o deputado e ex-ministro José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética. O colegiado aprovou há duas semanas a cassação de Dirceu e, se não houver alterações, ele será julgado em plenário no dia quarta-feira da próxima semana.

No recurso, os advogados do petista argumentam que a comissão ouviu primeiro as testemunhas de defesa para, só depois, interrogar as de acusação, o que contraria a praxe do processo jurídico.

O recurso pede que parte do processo, a partir do depoimento da primeira testemunha, seja anulada. O relator do recurso, deputado Sérgio Miranda (PDT-MG), ainda não informou se votará a favor de Dirceu. Mas, caso o ex-ministro consiga uma vitória na CCJ, o relator do processo no Conselho, Julio Delgado (PSB-MG), terá de elaborar outro parecer.

Este é o segundo recurso encaminhado pela defesa de Dirceu à CCJ. Na primeira vez, os advogados pediram a anulação do processo ao alegar que o conselho foi arbitrário ao impedir que o PTB retirasse a representação que motivou a abertura do processo contra o petista. O recurso recebeu parecer favorável, mas acabou derrubado.

Dirceu é acusado de ser um dos mentores do suposto mensalão e está prestes a perder o mandato. Delgado sugeriu que a comissão peça a cassação do parlamentar. Porém, a defesa do ex-ministro tem feito o possível para adiar sua degola. Além dos dois recursos na CCJ, os advogados já acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) cinco vezes e conseguiram atrasar o processo em cerca de dois meses.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Leia mais

Leia mais

Deputado vai recorrer contra prorrogação da CPI dos Correios

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES