Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/5/2007 | Atualizado às 18:21
Após reunião classificada como “emocionante” por seus participantes, líderes decidem fazer grupo de trabalho para propor medidas contra a corrupção. O encontro, marcado na noite de ontem pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi realizado hoje ao meio dia em sua residência e contou com a presença de todos os 19 líderes partidários.
“A reunião de hoje foi para fazer um chamamento às lideranças para se resolver o problema da corrupção. Agora cada bancada fará a sua reflexão e levará sua contribuição”, disse o líder do DEM Onyx Lorenzoni (RS).
O próximo encontro do grupo está marcado para terça-feira (29), quando o colégio de líderes apresentará as propostas de mudanças para que a corrupção seja combatida nos Três Poderes.
Entre as sugestões que devem ser apresentadas está a criação de um Sistema Nacional de Combate à Corrupção, que funcionaria como o sistema de informações do Banco Central (Sisbacen); mudanças na lei das licitações; a reforma política; a lei orçamentária; a regulamentação da priofissão de lobista e a criação de limitações para que o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da União passe a ter menos privilégios.
“A reunião foi muito franca. Todos avaliaram seus papéis. Pela primeira vez vi uma renião de líderes que, para além das disputas partidárias, buscou um resultado comum. A consciência de que o sistema está precisando de mudanças ficou muito clara”, garantiu o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
De acordo com o deputado, o encontro foi importante porque houve o reconhecimento de que o sistemas partidário e eleitoral são “frágeis” e “abrem brechas”.
Bola fora
Ao perceber que o líder do Psol na Câmara, deputado Chico Alencar, concedia entrevista a um grupo de jornalistas, um de seus colegas da oposição, o deputado Fernando Gabeira (PV-SP), decidiu participar da conversa. "Essa reunião é um absurdo, como os líderes podem se reunir e nem pedir nossa opinião, não é mesmo Chico".
Surpreso com o comentário, Chico Alencar respondeu: "Mas eu estive na reunião, e o que ficou combinado é que todos os líderes devem colher sugestões em suas bancadas para levar ao grupo de trabalho".
Embaraçado com a situação, Gabeira tentou se desculpar: "É mesmo, você agora é líder! Mas é que você é exceção ali dentro", emendou. (Soraia Costa)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem