Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/7/2008 | Atualizado às 15:03
A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do empresário Eike Batista, no Rio de Janeiro, e em seus escritórios em Minas Gerais, Amapá e Pará. A investigação é parte da Operação Toque de Midas, iniciada hoje pela polícia no Amapá.
Serão cumpridos outros 12 mandados de busca e apreensão, com base em denúncia de fraude no processo de licitação para a construção da estrada de ferro do Amapá, que liga os municípios de Serra do Navio e Santana e é responsável pelo transporte de minério do interior do estado para o porto de Santana, às margens do rio Amazonas. Há também a suspeita de desvio de ouro.
O grupo MMX, do empresário Eike Batista, venceu o processo licitatório investigado. A Polícia Federal informou que há vários indícios de que houve ajuste prévio de cláusulas, o que favoreceu o grupo e afastou os demais interessados da concessão da estrada de ferro.
A concessão foi obtida pela empresa Acará Empreendimentos Ltda., perante o governo do estado do Amapá. A companhia vencedora repassou a concessão para a MMX Logística Ltda., ambas do mesmo grupo econômico.
De acordo com a Polícia Federal, há fortes suspeitas também de desvio de ouro lavrado no interior do Amapá. O minério não estaria sendo totalmente declarado nos órgãos arrecadadores de tributos, principalmente a Receita Federal.
O empresário Eike Batista é fundador e presidente da EBX, holding brasileira que atua nos ramos de mineração, logística, energia, petróleo e gás. O Grupo EBX abarca empresas como a mineradora MMX. Estima-se que a sua fortuna pessoal é de 16,6 bilhões de dólares, a maior do Brasil e a 26ª do mundo. Parte do grupo MMX foi vendido para a mineradora Anglo American, em janeiro de 2008, por US$ 5,5 bilhões. (Sofia Fernandes)
Temas
TENSÃO ENTRE VIZINHOS
Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei
SEGURANÇA PÚBLICA
PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais