Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado discute criminalização de tráfico humano

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado discute criminalização de tráfico humano

Congresso em Foco

21/2/2006 8:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os senadores se reúnem às 14h, no plenário, para discutir o projeto de lei que criminaliza o tráfico internacional de pessoas para fins de emigração. A proposta, apresentada pela CPI da Emigração Ilegal, também inclui o tráfico de pessoas entre os crimes antecedentes da lavagem de dinheiro.

Segundo as leis brasileiras, o favorecimento à entrada irregular de pessoas em território estrangeiro para obter lucro não é crime. Os aliciadores, mais conhecidos como coiotes, só podem ser condenados por crimes como os tributários ou os de evasão de divisas.

Estima-se que, em 2005, 25 mil brasileiros tenham sido presos tentando atravessar ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos.

Pela proposta, promover, intermediar, facilitar ou financiar a entrada irregular de pessoa em território estrangeiro, com o fim de obter lucro, passaria a ser punido com prisão de dois a seis anos, além de multa. A pena seria aumentada de um a dois terços em caso de crime que expõe a perigo de morte ou coloque em risco a saúde do aliciado.

Segundo a CPI, os aliciadores cobram, em média, US$ 10 mil por "pacotes" para o ingresso irregular em território norte-americano e movimentam uma verdadeira indústria da emigração ilegal. Dados divulgados recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam a extensão do problema: o tráfico de seres humanos tem superado o tráfico de armas em termos de lucratividade ao movimentar US$ 32 bilhões por ano e explorar mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ao contrário do tráfico de imigrantes, cujo objetivo é a entrada ilegal em território estrangeiro, o tráfico de seres humanos é caracterizado pela exploração da mão-de-obra de pessoas e pela privação da liberdade das vítimas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Briga de tucanos

Briga de tucanos

Suplicy faz papel de morto durante protesto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES