Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PETRÓLEO
Congresso em Foco
18/2/2025 12:26
O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (18) que aceitará o convite da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) e ingressará no grupo de países aliados do cartel, a chamada Opep+. A decisão foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
A Opep+ reúne nações que, apesar de não serem membros plenos da Opep, participam de discussões estratégicas sobre o mercado de petróleo. Segundo Silveira, a adesão do Brasil se dará como uma "carta de cooperação", sem compromissos obrigatórios com o cartel. Ele defendeu a decisão e afirmou que "não devemos nos envergonhar de sermos produtores de petróleo".
Ambientalistas se opõem à medida. O Greenpeace Brasil declarou que a adesão do país ao grupo envia um "sinal errado para o mundo", especialmente em um momento de recordes de temperatura e às vésperas da COP 30, que será sediada no Brasil em 2025.
Questionado sobre as reações contrárias, Silveira afirmou que também se considera um ambientalista e minimizou as críticas. "Quero saber o que está por trás disso, de chamar de contradição participar de um fórum para discutir transição energética", disse o ministro.
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil