Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo prepara MP para retomar oferta de recursos ao Plano Safra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Governo prepara MP para retomar oferta de recursos ao Plano Safra

Após críticas da bancada ruralista, governo busca solução emergencial para destravar crédito do Plano Safra. Presidente Lula cobrou solução imediata para o problema.

Congresso em Foco

21/2/2025 | Atualizado às 17:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira, 21, a edição de uma MP, Medida Provisória, que destina aproximadamente R$ 4 bilhões em crédito extraordinário para o Plano Safra. A decisão ocorre após a suspensão dos financiamentos agrícolas subvencionados no Plano Safra 2024/2025, determinada pelo Tesouro Nacional.

Haddad diz que orçamento atrasado dificultou execução do Plano Safra.

Haddad diz que orçamento atrasado dificultou execução do Plano Safra.Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Segundo Haddad, a medida foi tomada após conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do TCU, Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. "O presidente Lula pediu uma solução imediata para o problema. O fato de não termos um orçamento aprovado coloca problemas na execução orçamentária e poderia comprometer o andamento do Plano Safra. Com isso, estamos editando uma MP que atende às linhas de crédito do programa", afirmou o ministro?.

A indefinição orçamentária se deve ao atraso na votação do orçamento de 2025, que deveria ter sido aprovado em 2024. No entanto, as discussões foram postergadas devido à tramitação do pacote fiscal, prioridade do governo no Congresso Nacional no final do ano passado. Com isso, diversas áreas da economia, incluindo o agronegócio, foram impactadas pela incerteza sobre a alocação de recursos.

Reação do agro

A suspensão dos financiamentos do Plano Safra gerou forte reação dos blocos oposição no Congresso e da FPA, Frente Parlamentar da Agropecuária, conhecida como bancada ruralista. O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), classificou os cortes de recursos equalizados do Plano Safra como "um retrocesso alarmante". "Ao reduzir a disponibilidade de crédito subsidiado, o governo impõe um fardo pesado sobre os ombros dos agricultores", criticou?.

A FPA atribuiu a suspensão dos contratos do Plano Safra à "falta de responsabilidade fiscal" do governo. Em nota, a frente parlamentar afirmou que a elevação da taxa Selic impactou diretamente os financiamentos. "No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos. Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema", disse a FPA?.

Haddad defendeu que a solução encontrada está dentro dos limites do arcabouço fiscal e criticou o atraso na aprovação do orçamento pelo Congresso. "Lamentavelmente, o Congresso ainda não apreciou o orçamento. A informação que eu tenho é que sequer o relatório foi apresentado ainda ou será apresentado no curto prazo. Segundo o presidente do TCU, sem essa solução, não haveria a possibilidade da execução do Plano Safra. Semana que vem as linhas serão normalizadas", garantiu?.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 106464, "context": "{\"articlekey\":106464}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES