Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PARTIDOS POLÍTICOS
Congresso em Foco
23/2/2025 11:25
Os grupos políticos liderados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) venceram a eleição para o comando da Rede Sustentabilidade em São Paulo e Pernambuco, no último sábado (22). As disputas internas ocorreram em um contexto de divisão na sigla, com o grupo da ex-senadora Heloísa Helena tentando conquistar os diretórios estaduais.
A vitória aproxima a direção da legenda do governo Lula em dois importantes colégios eleitorais. São Paulo e Pernambuco são considerados estados estratégicos para a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Marina e Túlio fazem parte da base governista, enquanto Heloísa Helena tem uma posição crítica ao governo.
"Essa conferência demonstra a força da democracia interna da Rede e o quanto nosso partido se fortaleceu nos últimos anos, prezando pelo diálogo e interesses plurais", afirmou Túlio Gadêlha sobre o resultado.
A Rede Sustentabilidade faz parte de uma federação partidária com o Psol, o que significa que suas decisões internas podem impactar alianças futuras na esquerda. O resultado aumenta a tendência de que o partido permaneça alinhado ao governo Lula na próxima disputa presidencial.
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Túlio Gadelha cobra ação do Brasil na ONU por ativistas presos em Gaza
Ataques misóginos
Além de Marina, violência política de gênero se manifesta em todo país
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Comissão aprova aposentadoria especial para supervisores pedagógicos
FUNDO PARTIDÁRIO
Derrubada de veto dá mais R$ 165 milhões para partidos em 2025
ESQUEMA DE ESPIONAGEM
Sobras eleitorais
STF tem 3 votos para manter decisão que substitui sete deputados
Charlatanismo Religioso