Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ECONOMIA
Congresso em Foco
27/2/2025 12:11
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Apesar da alta, esse é o menor índice registrado para um trimestre terminado em janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. O número de brasileiros sem trabalho alcançou 7,2 milhões, um crescimento de 5,3% na comparação com o período encerrado em outubro de 2024.
Segundo o IBGE, a elevação da desocupação está ligada a fatores sazonais, como o desligamento de trabalhadores temporários contratados no final do ano. Além disso, o setor público registrou redução no número de funcionários, especialmente em áreas como saúde e educação, devido às mudanças de gestão nos municípios. No entanto, no comparativo anual, o desemprego caiu 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, quando a taxa estava em 7,6%.
A população ocupada ficou em 103 milhões de trabalhadores, uma redução de 0,6% no trimestre, mas um aumento de 2,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A taxa de informalidade, que mede o percentual de trabalhadores sem carteira assinada ou atuando por conta própria sem registro, ficou em 38,3%, com ligeira queda na comparação com outubro de 2024.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores foi estimado em R$ 3.343, com crescimento de 1,4% no trimestre e 3,7% no ano. A massa de rendimentos, que soma os valores recebidos pelos trabalhadores ocupados, atingiu R$ 339,5 bilhões, apresentando estabilidade em relação ao trimestre anterior e alta de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2024.
 
 
Tags
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física