Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Reconhecimento
Congresso em Foco
27/2/2025 | Atualizado às 16:48
O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" e a atriz Fernanda Torres, que concorrem ao Oscar em três categorias, têm recebido homenagens do Senado desde janeiro, quando a atriz recebeu o Globo de Ouro por Torres de Melhor Atriz em Filme Dramático. O longa metragem dirigido por Walter Salles foi indicado nas seguintes categorias: Melhor Atriz, com Fernanda Torres, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A cerimônia de premiaçao da Academia de Artes Cinematográficas acontece neste domingo (2)
Entre as homenagens, destaca-se o requerimento (RQS 37/2025) do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), para uma sessão especial em 31 de março, em homenagem à família Paiva, à produção do filme e à atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, ex-deputado que desapareceu em 1971, durante a ditadura militar. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme retrata os esforços de Eunice para obter do Estado o reconhecimento da tortura e assassinato de seu marido.
Randolfe Rodrigues ressalta a "incansável" busca de Eunice por justiça, transformando-a em símbolo de resistência. O senador afirma que o reconhecimento internacional reforça a importância de "todos conhecerem a verdade e respeitarem a memória daqueles que foram perseguidos", para que tais atos não se repitam.
Fernanda Torres também foi indicada ao Diploma Bertha Lutz, concedido anualmente a pessoas que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero. A indicação foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que reconhece a "relevante contribuição" da atriz ao longo de sua carreira, especialmente em "Ainda Estou Aqui". Eliziane Gama elogia a personagem Eunice, que "manteve a família de pé" após o desaparecimento do marido, demonstrando a força feminina. A iniciativa teve apoio da bancada feminina do Senado, liderada por Leila Barros (PDT-DF), que também propôs um voto de aplauso para Torres pela conquista inédita do Globo de Ouro.
"Ainda Estou Aqui" é o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Filme. Na categoria de Melhor Filme Internacional, por sua vez, o Brasil teve representantes em outras quatro ocasiões. A primeira foi com "O Pagador de Promessas" (1962), de Anselmo Duarte. As outras três aconteceram nos anos 90: "O Quatrilho" (1995), de Fábio Barreto; "O Que É Isso Companheiro?" (1997), de Bruno Barreto; e "Central do Brasil" (1998), também de Walter Salles.
Com a indicação a Melhor Atriz, Fernanda Torres torna-se a segunda brasileira a ser reconhecida na categoria. A primeira indicada foi Fernanda Montenegro, mãe da atriz de "Ainda Estou Aqui", pelo papel em "Central do Brasil".
Sessão no Alvorada
Nesta semana, o presidente Lula realizou uma sessão do longa no Palácio da Alvorada. Foram convidados dois netos de Eunice e Rubens Paiva, Chico e Juca e figuras políticas como os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação
Câmara dos Deputados
Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025
TROCA DE DEPUTADOS
Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes