Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Damares quer que Comissão da Democracia seja da Criança e Adolescente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comissões

Damares quer que Comissão da Democracia seja da Criança e Adolescente

A senadora propôs a transformação da Comissão de Defesa da Democracia para tratar dos direitos de criança e adolescentes em razão da "baixa efetividade" do colegiado atual.

Congresso em Foco

28/2/2025 17:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou projeto de resolução, na quinta-feira (27), para transformar a Comissão de Defesa da Democracia em Comissão da Criança e do Adolescente. A parlamentar alega que a atuação do colegiado tem baixa efetividade e transformá-lo em comissão temática de proteção dos direitos de crianças e adolescentes poderá ajudar no combate à crescente violência contra o grupo.

Senadora Damares Alves

Senadora Damares AlvesEdilson Rodrigues/Agência Senado

Os temas tratados pela CDD nas proposições e nas reuniões envolveram matérias de direito eleitoral, de direitos humanos, de meio ambiente e de equilíbrio entre os poderes, que podiam ter sido tratados em outras Comissões Temáticas Permanentes do Senado Federal, argumenta Damares Alves.

No projeto, a senadora questiona ainda que após dois anos de trabalhos, sob presidência de Eliziane Gama (PSD-MA), a comissão só realizou 18 reuniões, sendo cinco em 2023 e 15 em 2024. Desse total, sete reuniões foram deliberações de propostas, quatro foram audiências públicas e outras duas trataram de emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025.

Ela avalia que essa mudança da comissão para tratar dos direitos de crianças e adolescentes podem alertar para os casos de violência e da gravidez infanto-juvenil. Em 2021, foram registrados mais de 50 mil casos de violência. Em relação à gravidez de meninas de 10 a 14 anos, em 2020, foram registrados o nascimento de mais de 17 mil crianças.

Diante desses números, é premente a necessidade do acompanhamento dos planos, políticas e programas governamentais destinados à promoção e à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Esses, e os demais temas elencados no projeto, devem ser tratados em uma comissão própria, dada a importância e o volume de situações que demandam o cuidado do poder público, diz a senadora.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante a gestão de Jair Bolsonaro. No Senado, 14 das 16 comissões permanentes já foram instaladas. A Comissão de Defesa da Democracia e de Comunicação e Direito Digital são as únicas que ainda aguardam definição das presidências.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

crianças e adolescentes Damares Alves Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes

RELAÇÕES EXTERIORES

Eduardo Bolsonaro agradece a Donald Trump por sanções a Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Veja os produtos perecíveis mais afetados por tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES