Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Comissões
Congresso em Foco
28/2/2025 17:58
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou projeto de resolução, na quinta-feira (27), para transformar a Comissão de Defesa da Democracia em Comissão da Criança e do Adolescente. A parlamentar alega que a atuação do colegiado tem baixa efetividade e transformá-lo em comissão temática de proteção dos direitos de crianças e adolescentes poderá ajudar no combate à crescente violência contra o grupo.
Os temas tratados pela CDD nas proposições e nas reuniões envolveram matérias de direito eleitoral, de direitos humanos, de meio ambiente e de equilíbrio entre os poderes, que podiam ter sido tratados em outras Comissões Temáticas Permanentes do Senado Federal, argumenta Damares Alves.
No projeto, a senadora questiona ainda que após dois anos de trabalhos, sob presidência de Eliziane Gama (PSD-MA), a comissão só realizou 18 reuniões, sendo cinco em 2023 e 15 em 2024. Desse total, sete reuniões foram deliberações de propostas, quatro foram audiências públicas e outras duas trataram de emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025.
Ela avalia que essa mudança da comissão para tratar dos direitos de crianças e adolescentes podem alertar para os casos de violência e da gravidez infanto-juvenil. Em 2021, foram registrados mais de 50 mil casos de violência. Em relação à gravidez de meninas de 10 a 14 anos, em 2020, foram registrados o nascimento de mais de 17 mil crianças.
Diante desses números, é premente a necessidade do acompanhamento dos planos, políticas e programas governamentais destinados à promoção e à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Esses, e os demais temas elencados no projeto, devem ser tratados em uma comissão própria, dada a importância e o volume de situações que demandam o cuidado do poder público, diz a senadora.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante a gestão de Jair Bolsonaro. No Senado, 14 das 16 comissões permanentes já foram instaladas. A Comissão de Defesa da Democracia e de Comunicação e Direito Digital são as únicas que ainda aguardam definição das presidências.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta repudia sanção dos Estados Unidos a Alexandre de Moraes
RELAÇÕES EXTERIORES
Eduardo Bolsonaro agradece a Donald Trump por sanções a Moraes
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe