Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Frente Ruralista apresenta propostas para conter preços dos alimentos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Frente Ruralista apresenta propostas para conter preços dos alimentos

Frente Parlamentar da Agropecuária pede revisão da tributação de insumos agrícolas para baratear a produção, bem como a expansão do crédito agrícola.

Congresso em Foco

1/3/2025 | Atualizado às 17:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou ao governo federal um conjunto de medidas para frear a alta dos preços dos alimentos. O ofício, assinado pelo presidente da bancada, deputado Pedro Lupion (PP-PR), foi enviado aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad. O documento traz sugestões elaboradas pelo setor produtivo e defende ações de curto e longo prazo para reduzir os custos da produção agropecuária e garantir o abastecimento do mercado interno.

Entre as medidas emergenciais, a FPA propõe a revisão da tributação sobre fertilizantes e defensivos agrícolas até a implementação da reforma tributária. Também sugere a isenção temporária de PIS/Cofins sobre insumos como trigo e óleo vegetal, usados na fabricação de alimentos básicos, e a reavaliação do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), com o objetivo de diminuir o custo do transporte de insumos agropecuários.

FPA critica taxação de exportações e propõe soluções internas para reduzir custo dos alimentos.

FPA critica taxação de exportações e propõe soluções internas para reduzir custo dos alimentos.Saulo Angelo/Thenews2/Folhapress

Outra sugestão é a flexibilização das exigências de garantia real para operações de crédito rural, permitindo que produtores utilizem créditos de ICMS para a compra de máquinas e insumos. A bancada também defende a desburocratização de processos alfandegários e a ampliação do uso do Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex) para agilizar a liberação de mercadorias.

Em relação às importações, a FPA propõe a inclusão do óleo de soja na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec), zerando temporariamente o imposto sobre o produto vindo de fora do Mercosul. Atualmente, há incidência de 9% sobre o óleo bruto e de 10% sobre o óleo refinado envasado.

Pedro Lupion argumenta que o foco deve ser o incentivo à produção interna, e não a taxação de exportações ou a ampliação de subsídios para importação. "Estimular o mercado interno e reduzir o custo de produção, sem afetar as exportações, tão necessárias para o equilíbrio do superávit da balança comercial, são medidas urgentes que garantem a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva nacional", afirmou o parlamentar no ofício.

Além das ações emergenciais, o bloco apresenta propostas voltadas ao médio e longo prazo. Entre elas, estão o fortalecimento do crédito rural, a ampliação da capacidade de armazenagem para evitar oscilações de preços, o estímulo à produção nacional de fertilizantes e a expansão da infraestrutura logística, incluindo ferrovias e hidrovias para reduzir a dependência do transporte rodoviário.

A inflação alimentar tem sido uma das principais fontes de preocupação do governo Lula, que atribui o fenômeno à recente queda de popularidade. A redução dos impostos sobre a importação de alimentos é uma das principais estratégias cogitadas pelo Executivo, proposta vista com preocupação por parlamentares ligados ao agronegócio diante do risco de prejuízo aos produtores locais.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ministério da fazenda frente parlamentar da agropecuária Ministério da Agricultura câmara dos deputados

Temas

Economia

LEIA MAIS

Economia

Câmara aprova projeto que inclui economia do cuidado no PIB

Agricultura

FPA propõe Plano Safra previsível e cobra responsabilidade fiscal

AGRONEGÓCIO

Lula lança Plano Safra com R$ 516 bi; Fávaro reclama de Galípolo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES