Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente do PT representa contra Gustavo Gayer no Conselho de Ética

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DECORO

Presidente do PT representa contra Gustavo Gayer no Conselho de Ética

Gustavo Gayer é acusado de quebra de decoro por postagens contra Gleisi, Lindbergh e presidentes da Câmara e do Senado.

Congresso em Foco

14/3/2025 13:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente interino do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou nesta quinta-feira (14) uma representação contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A sigla acusa o parlamentar de quebra de decoro por publicações em redes sociais contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O episódio teve início após um discurso do presidente Lula na quarta-feira (12), no qual ele se referiu à ministra como "essa mulher bonita" escolhida para aproximar o governo e o Congresso. Em reação, Gayer publicou postagens nas quais sugeria que Lula teria "oferecido" Hoffmann aos presidentes das Casas Legislativas, comparando a situação à de um "cafetão que oferece uma GP". Em uma das mensagens, o deputado provocou diretamente o deputado Lindbergh, namorado de Gleisi: "Sua esposa sendo humilhada pelo seu chefe e você vai ficar calado?".

Publicações de Gayer sobre Gleisi foram

Publicações de Gayer sobre Gleisi foram "desonrosas e repugnantes", disse Humberto Costa na representação.Geraldo Magela/Agência Senado

Acusações e fundamentos legais

No documento encaminhado à Câmara, assinado pelo presidente interino do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), o partido classifica as postagens como "ataques vis e gratuitos", além de uma tentativa de desqualificação da ministra por meio de "violência política de gênero". A legenda alega que Gayer "reduz a condição e a magnitude da pessoa pública da Ministra Gleisi Hoffmann como objeto de oferta pública em condição sexualizada", o que violaria o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

A representação destaca ainda que o parlamentar utilizou suas redes sociais para ofender outros membros do Congresso e do Executivo, incluindo o presidente da República, a quem chamou de "cafetão", além de afirmar que a articulação política do governo com o Legislativo ocorreria nos moldes de "negociações entre gangues". O PT sustenta que as postagens não podem ser enquadradas como liberdade de expressão ou protegidas por imunidade parlamentar, pois caracterizariam ofensas diretas e condutas que "afrontam os ditames constitucionais".

O documento cita trechos do Código de Ética da Câmara, que prevê punição para deputados que "desacatem, por atos ou palavras, outro parlamentar", além de estabelecer que é incompatível com o decoro parlamentar "abusar das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional". A legenda também argumenta que as falas do deputado configuram crimes contra a honra, como injúria e difamação, além do crime de violência política de gênero, previsto no Código Eleitoral.

Tramitação da denúncia

A representação pede que o Conselho de Ética receba e autue a denúncia, notificando Gayer para que apresente sua defesa. O PT solicita que o caso seja analisado e, ao final do processo, encaminhado ao plenário da Câmara com recomendação de punição, podendo resultar em sanções que variam de advertência à perda do mandato.

O Conselho de Ética, no entanto, encontra-se inoperante, já que a definição das presidências das comissões da Câmara ainda está em andamento. Caso o órgão seja restabelecido, a tramitação da representação poderá avançar.

Além de Humberto Costa, a equipe jurídica de Davi Alcolumbre também estuda a possibilidade de representação contra Gayer no conselho.

Veja a íntegra da representação do PT:

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Humberto Costa gustavo gayer gleisi Hoffmann conselho de ética câmara dos deputados PT

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Combustíveis

Pastor Gil defende aviso 7 dias antes de reajuste em postos

Congresso

Deputado propõe que agosto seja Mês Nacional da Família Cristã

ELEIÇÕES

Eduardo Bolsonaro confirma interesse em disputar ao Planalto em 2026

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES