Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Tentativa de Golpe
Congresso em Foco
26/3/2025 15:41
A primeira turma do STF aceitou nesta quarta-feira (26) a denúncia da Procuradoria-Geral da República que torna Jair Bolsonaro e outros 7 aliados réus na investigação de tentativa de golpe de Estado e organização criminosa nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Após decisão unânime por 5 votos a 0, aliados e oposição do governo se pronunciaram através das redes sociais e da imprensa.
Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, alegou que a decisão em julgamento conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes é fruto de perseguição política para retirar Bolsonaro e a oposição das eleições de 2026. "Temos hoje no Brasil o mais importante processo penal de sua história, posto que mesmo contaminado desde o seu início por ilegalidades, abuso de autoridade e pesca probatória, não há nenhuma prova que indique que Jair Bolsonaro tenha praticado qualquer dos crimes que lhe são imputados.", declarou ele.
Veja abaixo algumas declarações de membros da oposição e aliados do governo nas redes sociais:
Iniciar uma ação penal dessa natureza, com juízes nitidamente impedidos, sem uma única prova, num tribunal incompetente para julgar pessoas sem foro privilegiado, é a confirmação de que o STF está a serviço do mal. Seguimos em frente, porque no final o bem sempre vence o mal.
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) March 26, 2025
Ontem deu Argentina, hoje deu Venezuela.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 26, 2025
Não causou surpresa a ninguém o recebimento da denúncia pela primeira turma do STF. @jairbolsonaro e seus aliados já estão sentenciados. Todo esse processo é viciado do início ao fim. O STF sequer poderia julgar essas pessoas. Competentes advogados demonstraram violações atrás.
— Bia Kicis (@Biakicis) March 26, 2025
BOLSONARO ARREGOU
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 26, 2025
Muito machão na hora de tentar derrubar a democracia do país, mas um baita arregão na hora de encarar a justiça. Depois de ontem, desistiu de ir ao STF acompanhar a votação que o tornará réu. Típico!
Bolsonaro se torna réu no STF por tentativa de golpe, um passo importante para o fortalecimento da democracia e para mostrar que todos estão sujeitos à justiça. A impunidade não tem espaço em um Estado democrático de direito.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) March 26, 2025
?? STF já tem maioria de votos para tornar Bolsonaro e aliados reús por tentativa de golpe! Que a justiça seja feita para que ameaças como essa nunca mais se repitam. Viva de democracia! #SemAnistia pic.twitter.com/9c4R1v6OJT
— Pastor Henrique Vieira (@pastorhenriquev) March 26, 2025
Tags
Temas
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro