Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova política nacional de orientação de doenças intestinais
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 107609, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":107609}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Senado aprova política nacional de orientação de doenças intestinais

A Política Nacional estabelece o Maio Roxo como mês de prevenção às doenças intestinais inflamatórias, como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Congresso em Foco

9/4/2025 | Atualizado às 19:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei 5.307/2019, de autoria do deputado Domingos Sávio (PL-MG). A proposição institui a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa - e Assistência aos Portadores. A matéria segue para sanção presidencial.

Plenário do Senado

Plenário do SenadoWaldemir Barreto/Agência Senado

A Política Nacional estabelece a execução de campanhas de divulgação sobre as doenças, a instituição de parcerias com a sociedade civil para produção de trabalhos conjuntos e a adoção por hospitais públicos de programa para encontros mensais com objetivo de oferecer acolhimento. Além disso, o texto também prevê prioridade na realização de exames laboratoriais para pacientes com suspeitas de doenças inflamatórias intestinais.

Outras medidas apontadas pelo projeto são: garantia da assistência integral a presos que portam doenças inflamatórias intestinais, durante períodos de crise, e o estabelecimento do Maio Roxo. Assim como ocorre em outros meses temáticos, o Maio Roxo será destinado à prevenção e conscientização sobre as referidas doenças intestinais, por meio de ação integrada pelos entes da federação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Embora seja considerado região de baixa prevalência, tem sido observado, no Brasil, o aumento do número de casos de doenças inflamatórias intestinais nos últimos anos. Nesse sentido, consideramos meritória a proposição legislativa em análise, que dá o devido destaque e cria medidas objetivas para um melhor encaminhamento sanitário e social desse relevante problema de saúde pública", argumentou o relator, senador Flávio Arns (PSB-PR).

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são doenças inflamatórias intestinais crônicas. Apesar de afetarem a mesma parte do organismo o sistema digestório , atuam de maneiras diversas. A doença de Crohn não tem cura e sua história natural cursa com episódios de agudizações e de remissões. Causa diarreia, dor abdominal, febre e sangramento retal, além de fístulas e fissuras perianais.

A retocolite ulcerativa, por sua vez, é uma doença de causa desconhecida, caracterizada por episódios recorrentes de inflamação, que acomete predominantemente a camada mucosa do intestino grosso, sendo que muitos pacientes permanecem em remissão por longos períodos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

doenças Saúde Domingos Sávio Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Políticas Públicas

Projeto prevê ampliação de secretarias de políticas para mulheres

JUDICIÁRIO

"Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

Apoio

Projeto de apoio a cuidadores de PcDs avança no Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MODA POLÊMICA

Deputado propõe multa pesada a quem levar bebê reborn ao SUS

2

VÍDEO

Girão e Virgínia batem boca na CPI das Bets ao falar de Filipe Luís

3

SENADO

Ao vivo: CPI das Bets ouve Rico Melquiades, vencedor de "A Fazenda"

4

VISITA À CHINA

Lula reage a vazamento e diz que Janja não é cidadã de segunda classe

5

MANOBRA NA CÂMARA

Bolsonaristas querem revogar crimes de golpe e ataque à democracia

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES