Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Identidade Nacional
Congresso em Foco
29/4/2025 17:29
O deputado Zé Trovão (PL-SC), apresentou nesta terça-feira (29), o projeto de lei 1936/2025, que determina a obrigatoriedade das cores da bandeira do Brasil por instituições públicas e privadas que representam o país. A medida abrange a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que elabora uma camisa vermelha para o uniforme 2 da Seleção Brasileira.
De acordo com o texto, as cores azul, amarelo, verde e branco, deverão ser utilizadas em uniformes, identidade visual, materiais institucionais e promocionais de delegações esportivas, organizações da sociedade civil, missões diplomáticas e consulares, além de delegações científicas, culturais e tecnológicas, que atuem no Poder Público.
O deputado argumenta que o objetivo do projeto é promover o orgulho e o sentimento de pertencimento entre os brasileiros. "Essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história", disse ele.
A proposta prevê sanções incluindo advertência, suspensão de repasses públicos e o impedimento de representar o Brasil por até dois anos, caso haja descumprimento da medida.
O projeto segue para análise das comissões da Câmara dos Deputados e caso aprovado, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei e definir padrões mínimos para o uso da identidade visual e das cores.
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta explica benefícios do projeto de trabalho por aplicativo
Segurança pública
Deputado propõe tirar do presidente poder de classificar armas
Votação popular
Prêmio Congresso em Foco recebe 400 mil votos em um único dia
TENTATIVA DE GOLPE