Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Polêmica
Congresso em Foco
30/4/2025 18:24
Uma fala da vereadora Cris Monteiro (Novo) durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira (29), provocou protestos de manifestantes, acusações de racismo e a suspensão dos trabalhos por mais de 20 minutos. A discussão ocorreu no contexto da votação do projeto de lei que trata do reajuste salarial dos servidores públicos municipais.
Enquanto sindicalistas protestavam nas galerias contra o reajuste proposto, considerado insuficiente pela categoria, Cris Monteiro respondeu às manifestações com a seguinte declaração: "Agora, quando veio uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Por quê? Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês". A fala foi recebida com vaias e gritos de racista por parte do público.
Logo antes, a vereadora já havia reclamado da reação nas galerias: "Eu escutei todos vocês calados. Enquanto vocês falaram ali, ninguém se manifestou. [...] Mas eu tô aqui representando uma parte importante da população que me elegeu, porque eu faço o que é certo. Eu não vou defender essas pessoas que deixam as nossas crianças na sala de aula fazendo greve". A declaração ocorreu em meio à paralisação de professores e servidores municipais, que protestavam em frente à Câmara e acompanhavam a sessão no plenário.
Ainda no mesmo discurso, Cris Monteiro repetiu por diversas vezes que "incomoda" e disse que "estava ali para fazer o que é certo". A presidência da sessão decidiu suspender os trabalhos após os ânimos se acirrarem.
Na retomada da sessão, Cris Monteiro voltou à tribuna e pediu desculpas: "Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção, como parlamentar. Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém nem na galeria, nem meus colegas parlamentares."
Em nota divulgada posteriormente, a vereadora reiterou o pedido de desculpas e afirmou que "lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa". A nota também destacou que sua trajetória parlamentar é marcada pelo respeito e pelo diálogo.
A vereadora Luana Alves (PSOL) anunciou, ainda durante a sessão, que levará o caso à Corregedoria da Câmara Municipal nesta quarta-feira (30).
Esta não é a primeira vez que Cris Monteiro se envolve em um episódio de conflito dentro da Casa. Em 2021, ela e outra vereadora trocaram acusações de agressão mútua após um desentendimento no banheiro do plenário. O caso também foi remetido à Corregedoria na ocasião.
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Acompanhe a votação de recurso de Glauber Braga na CCJ da Câmara
Identidade Nacional
Zé Trovão apresenta projeto que veta camisa vermelha da Seleção