Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça do DF nega permissão para BRB assinar compra do Master

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Justiça do DF nega permissão para BRB assinar compra do Master

Decisão atende a pedido do Ministério Público e impõe freios à negociação até aprovação formal dos acionistas e do Legislativo.

Congresso em Foco

7/5/2025 7:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu nesta terça-feira (6) a assinatura do contrato definitivo de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A decisão liminar atendeu a uma ação do Ministério Público do DF e impede a formalização da transação até que haja autorização da Assembleia de Acionistas e do Legislativo local.

Fachada de agência do BRB, em Brasília. O banco está impedido de impedido de assinar a compra do Master em definitivo antes de obter autorização acionária e legislativa.

Fachada de agência do BRB, em Brasília. O banco está impedido de impedido de assinar a compra do Master em definitivo antes de obter autorização acionária e legislativa.Gabriela Biló/Folhapress

Segundo o Ministério Público, o negócio anunciado em março ainda carece de etapas essenciais para sua legalização, entre elas o aval dos acionistas do BRB e a aprovação legislativa. O juiz Carlos Fernando dos Santos, responsável pela decisão, reconheceu os argumentos do MPDFT e proibiu a assinatura do contrato enquanto esses pré-requisitos não forem cumpridos.

Apesar da suspensão, o TJDFT autorizou a continuidade dos trâmites preparatórios para a operação. O magistrado afirmou que "não se está a impedir que a parte Requerida proceda com os atos necessários e já previstos como preparatórios ao negócio almejado", mas reforçou que a conclusão do contrato deve aguardar.

Em nota, o BRB afirmou que respeita a decisão judicial e destacou que a aquisição "permanece condicionada ao cumprimento de etapas e aprovações regulatórias". O banco também reiterou o compromisso com a legalidade e a transparência.

Anunciada em 28 de março, a negociação prevê que o BRB adquira 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Banco Master. A operação ainda precisa passar pelo crivo do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fundado em 1964, o BRB é uma instituição de economia mista com atuação nacional e controlada majoritariamente pelo Governo do Distrito Federal. Já o Banco Master surgiu como corretora em 1974 e passou a operar como banco em 1990, adotando seu nome atual em 2021, após a incorporação do Banco Vipal.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

BRB tjdft

Temas

Economia Justiça

LEIA MAIS

Economia

Preço do café cai 1% depois de 18 meses em alta

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

Segurança bancária

Selo anti-fraude traz mais segurança aos clientes, diz diretora da Fin

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

4

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

5

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES