Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Maria Fernanda Coelho é eleita presidente da ABDE

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Maria Fernanda Coelho é eleita presidente da ABDE

Diretora do BNDES liderará associação de fomento composta por 34 instituições.

Congresso em Foco

7/5/2025 14:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Fernanda Coelho, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para o período de 2025 a 2027. A votação ocorreu nesta quarta-feira (7), durante assembleia realizada no Hotel Windsor, em Brasília. A condução do processo foi feita por Aloizio Mercadante, presidente da Assembleia Geral da entidade e também presidente do BNDES. A nova diretoria tomará posse nos próximos dias.

Maria Fernanda é atualmente responsável pelo crédito digital voltado a micro, pequenas e médias empresas no BNDES. Atuou como presidente da Caixa Econômica Federal entre 2006 e 2011 e possui longa trajetória no setor público. Jornalista de formação, tem especialização em Finanças Empresariais e passou por cargos na Caixa, na Secretaria-Geral da Presidência da República, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e no Consórcio Nordeste.

Nova presidente quer alinhar instituições para ampliar crédito e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Nova presidente quer alinhar instituições para ampliar crédito e impulsionar o desenvolvimento sustentável.Valter Campanato/Agência Brasil

Como representante da entidade, Maria Fernanda planeja concentrar esforços em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. "É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade", disse.

Continuidade

O atual presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, apoiou o nome da nova presidente na eleição e ressaltou a confiança em seu trabalho. "Maria Fernanda Coelho já foi presidente de um dos maiores bancos do país. Tenho certeza de que a ABDE seguirá como protagonista para ampliar o desenvolvimento do Brasil durante sua gestão".

A nova composição da diretoria inclui Euler Mathias, do Banco do Brasil, como primeiro vice-presidente, e Heraldo Neves, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), como segundo vice. Também foram eleitos diretores das seguintes instituições: Sicredi, Fomento Paraná, Cresol, Caixa, Banco do Nordeste, Bandes, AGN, AFEAM e Banco da Amazônia. A chapa eleita representa diferentes regiões e perfis do sistema de fomento.

Função

A ABDE representa 34 instituições financeiras de desenvolvimento e tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Fomento. A entidade atua como elo entre os agentes de crédito e os setores público e privado na formulação de políticas de desenvolvimento.

Entre suas ações recentes estão a articulação pela criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento, apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, estímulo à inovação e participação em programas como o Nova Indústria Brasil e a Agenda 2030 da ONU.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ABDE BNDES Maria Fernanda Coelho

Temas

Economia

LEIA MAIS

ECONOMIA

Justiça do DF nega permissão para BRB assinar compra do Master

ECONOMIA

Arthur Lira apresenta plano de trabalho para projeto da isenção do IR

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regulamentação Profissional

Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância

2

SAÚDE

Câmara aprova aposentadoria integral para agentes de saúde e endemias

3

REGULAMENTAÇÃO

Saiba como fica a profissão de motorista de ambulância com a nova lei

4

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara derruba MP do IOF sem análise de mérito

5

FALHA OPERACIONAL

"Me confundi e votei errado", diz Nikolas sobre MP do IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES