Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula se reúne com empresários e participa de cúpula na China

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MISSÃO OFICIAL

Lula se reúne com empresários e participa de cúpula na China

Presidente busca estreitar parcerias com empresas de áreas prioritárias para a transição energética e o desenvolvimento industrial do país.

Congresso em Foco

12/5/2025 | Atualizado às 7:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula cumpre nesta segunda-feira (12) uma intensa agenda em Pequim, capital chinesa, marcada por reuniões com empresários e participação em eventos voltados à cooperação econômica entre Brasil e China. A visita oficial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais e da integração regional latino-americana.

Lula em encontro com CEOs chineses: busca de parceria estratégica

Lula em encontro com CEOs chineses: busca de parceria estratégicaRicardo Stuckert/PR

Pela manhã (ainda noite de domingo), no horário de Brasília, Lula recebe no hotel onde está hospedado os diretores executivos de duas importantes corporações chinesas. O primeiro compromisso é com Lei Zhang, CEO da Envision Energy, empresa especializada na produção de turbinas eólicas e soluções em energia limpa.

Na sequência, o presidente brasileiro se reúne com Cheng Fubo, CEO da Norinco (China North Industries Corporation), conglomerado industrial que atua em setores estratégicos como defesa, automotivo, eletrônicos, maquinário pesado e produtos químicos.

As reuniões demonstram o interesse do governo brasileiro em estreitar parcerias com empresas que operam em áreas consideradas prioritárias para a transição energética e o desenvolvimento industrial do país.

Acordos e seminário empresarial

Durante a tarde de segunda-feira, Lula mantém o foco no setor empresarial ao participar de um encontro com representantes da indústria de saúde chinesa, etapa que será seguida pela assinatura de acordos bilaterais. O dia será encerrado com a presença do presidente no seminário Brasil-China, evento que reúne empreendedores dos dois países com o objetivo de fomentar novas oportunidades de investimento e cooperação.

Cúpula com países da América Latina

Na terça-feira (13), Lula participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com o governo chinês, fórum multilateral que busca ampliar o diálogo político e econômico entre a China e os países da região. A Celac é a única organização que congrega praticamente todas as nações latino-americanas.

Ainda como parte da visita de Estado, o presidente brasileiro terá uma série de reuniões com as principais lideranças chinesas: Zhao Leji, presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular; o primeiro-ministro Li Qiang; e, por fim, uma reunião ampliada com o presidente Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. Estima-se que ao menos 16 novos acordos serão assinados entre Brasil e China durante esses encontros.

Retorno ao Brasil

Lula chegou à China na noite de sábado (10), acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva composta por diversos ministros. Antes, o presidente esteve na Rússia, onde se reuniu com Vladimir Putin e participou das comemorações pelos 80 anos da vitória soviética sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

A previsão é que o chefe do Executivo brasileiro retorne ao Brasil na quarta-feira (14), após cumprir os compromissos diplomáticos e comerciais que marcam uma das agendas internacionais mais relevantes do seu governo neste ano.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

América Latina Tecnologia celac Brasil China Lula

Temas

Mundo

LEIA MAIS

Internacional

Lula se reúne com Putin e defende parceria com a Rússia

VATICANO

Conheça a história de Leão XIII, reformista homenageado pelo novo papa

VATICANO

Lula saúda Leão XIV e pede solidariedade contra guerras e intolerância

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Fraudes no INSS

Após pedido de Nikolas Ferreira, Justiça suspende descontos da Contag

2

INFRAESTRUTURA

Senado discute autonomia e blindagem de cortes de agências reguladoras

3

Crise na CBF

Deputada denuncia Ednaldo Rodrigues à Comissão de Ética da CBF

4

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para condenar Zambelli a 10 anos

5

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES