Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Cultura
Congresso em Foco
20/5/2025 18:17
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, receberá a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, a mais alta condecoração da cultura brasileira, pelas mãos do presidente Lula, em cerimônia nesta terça-feira (20). De acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União, a honraria é reservada a personalidades que se destacaram pela prestação de serviços à cultura do país.
Outras 111 pessoas e 14 instituições serão condecoradas por Lula e pela ministra da cultura, Margareth Menezes. Janja dividirá a homenagem com a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, diretor de "Ainda Estou Aqui". Músicos como Alceu Valença, Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento também estão na lista de agraciados. A lista de condecorações póstumas inclui o ator Paulo Gustavo, a cantora Marília Mendonça e outros artistas como Beth Carvalho e Aldir Blanc.
(Confira a lista completa de agraciados)
Em nota, o Ministério da Cultura afirmou que a escolha reflete a diversidade e a riqueza cultural do Brasil, valorizando "expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens". A pasta descreve a primeira-dama como uma mulher engajada na promoção da cultura e da participação popular e uma "socióloga com atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome".
A cerimônia faz parte da comemoração dos 40 anos do Ministério da Cultura e será a primeira vez que a Ordem do Mérito Cultural será entregue desde 2019, quando foi suspensa pelo governo Jair Bolsonaro. A ministra da cultura argumenta que a premiação é um marco importante, "pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento".
Temas
DEZ ANOS DE PRISÃO
Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia
Câmara dos Deputados
DANÇA DAS CADEIRAS
Câmara tenta salvar mandato de sete deputados após decisão do STF