Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Gripe Aviária
Congresso em Foco
27/5/2025 17:12
O governo de Minas Gerais decretou, nesta terça-feira (27), emergência sanitária após foco de gripe aviária encontrado na região metropolitana de Belo Horizonte. O caso registrado em cisnes-negros criados em um sítio na cidade de Mateus Leme foi a causa da medida que terá duração de 90 dias.
Decretada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a intervenção visa conter o vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). A decisão foi tomada após reunião dirigida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Em maio, Minas Gerais já havia descartado 450 toneladas de ovos férteis, que teriam sido enviados por uma granja de Montenegro (RS), cidade que registrou o primeiro caso de gripe aviária comercial. A atitude foi tomada como medida de prevenção.
Gripe Aviária no Brasil
Em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o foco da doença, encontrado em Montenegro (RS) há cerca de duas semanas, foi contido.
Ele ainda declarou não ter dúvidas de que nos próximos 22 dias o Brasil estará livre do vírus, com a desinfecção completa do local. "Ontem, estávamos com 21 casos em investigação e hoje estamos com 11. Duas granjas comerciais com suspeita da doença deram resultado negativo", afirmou.
Após a primeira confirmação do caso da doença na cidade gaúcha, o governo federal tomou medidas preventivas para a contenção da doença. As autoridades afirmam que a gripe aviária não oferece riscos à saúde humana por meio do consumo de carne ou ovos, mas pode afetar a produção agropecuária por ser prejudicial às aves.
Leia mais: Gripe aviária: Fávaro defende criação de fundo sanitário nacional
Para se livrar de gripe aviária, Brasil precisa de 28 dias sem casos
Câmara aprova urgência para projetos de combate à gripe aviária
LEIA MAIS
Segurança Pública
Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda
SEGURANÇA PÚBLICA
PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo
TENTATIVA DE GOLPE
Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro