Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. BRICS: Reunião de Mulheres Parlamentares discute inclusão econômica

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mulheres no BRICS

BRICS: Reunião de Mulheres Parlamentares discute inclusão econômica

Último encontro em Brasília destacou o papel dos bancos de desenvolvimento no apoio a empreendedoras e na redução da desigualdade.

Congresso em Foco

4/6/2025 16:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A última sessão da Reunião de Mulheres Parlamentares do BRICS, realizada nesta terça-feira (3), em Brasília, teve como foco o financiamento à inclusão econômica das mulheres. Representantes de parlamentos e de bancos públicos defenderam a ampliação do crédito como política estratégica para o bloco.

Mulheres parlamentares dos países membros se reúnem em reunião ministerial no Palácio do Itamaraty.

Mulheres parlamentares dos países membros se reúnem em reunião ministerial no Palácio do Itamaraty.Antônio Cruz/Agência Brasil

Segundo Luciana Silva Barbosa de Carvalho, executiva do Banco do Brasil, é essencial que os critérios das linhas de financiamento não penalizem trajetórias femininas, muitas vezes marcadas por dupla jornada e discriminação. "Das empresas clientes do BB, 42% são dirigidas por mulheres, mas ainda é preciso ir além", afirmou. A instituição tem atuado com capacitação e crédito orientado para mulheres.

No BNDES, as mulheres representam 60% dos beneficiários do microcrédito e somam mais de 50 mil negócios financiados apenas em 2024, informou a executiva Shana Nogueira. Ela também destacou que mais de 400 startups lideradas por mulheres foram apoiadas por programas de inovação. "O apoio aos empreendimentos femininos é pauta central nesta gestão", disse.

A vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, defendeu que políticas de financiamento considerem os recortes de gênero, raça e idade. "A pobreza no Brasil tem gênero, cor e faixa etária: é mulher, negra e jovem", afirmou. Ela citou o programa Minha Casa, Minha Vida como exemplo de política inclusiva, destacando a titulação obrigatória das moradias em nome das mulheres.

Orçamento feminino

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) criticou a burocracia enfrentada por mulheres para acessar linhas de crédito. "Muitas vezes, elas não sabem a quem recorrer. E quando sabem, encontram um processo difícil e inacessível", afirmou.

Durante a sessão, a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) propôs que as mulheres parlamentares se tornem líderes os países do BRICS redirecionem 5% do orçamento militar para ações climáticas com foco na proteção das mulheres. "Esse valor poderia mobilizar cerca de US$ 34,7 bilhões por ano", defendeu. Para a parlamentar, a proposta é uma alternativa à lógica de guerra. "É hora de escolher entre a guerra e a vida", disse.

Mulheres e o clima

A senadora Leila Barros (PDT-DF) discursou à favor de propostas a serem construídas de forma conjunta com os países membros do bloco, como a criação de fundo para mulheres e clima e plataformas de educação climática feminina. Ela também propôs um observatório do clima para analisar como impactos ambientais afetam as mulheres de todo o mundo, ressaltando a dignidade humana.

O encontro foi encerrado com a fala de Leila, que defendeu a institucionalização da reunião de mulheres parlamentares em todos os fóruns do BRICS. "A diversidade de experiências enriqueceu o debate. Essa conexão precisa se manter nos próximos encontros", concluiu.

Veja o vídeo:

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

desigualdade de gênero Célia Xakriabá Leila Barros Juliana Cardoso

LEIA MAIS

SAÚDE

Preta Gil morre aos 50 anos após inspirar leis de combate ao câncer

Representação

Célia Xakriabá aciona MPF e Conselho de Ética por fala de Kataguiri

DECORO PARLAMENTAR

Deputados batem boca em Plenário, e polícia legislativa intervém

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas

2

EUA x Brasil

Bullying de Trump contra Brasil sai pela culatra, diz Washington Post

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Contrariando Hugo Motta, comissão se reúne e aprova moção a Bolsonaro

4

Redes sociais

Cenário de Eduardo Bolsonaro tem bandeira, miniatura de fuzil e bíblia

5

MUNDO

Epstein Files: a crise doméstica que assombra o governo Trump

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES