Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Proteção Especial
Congresso em Foco
23/6/2025 16:00
O Governo Federal oficializou, nesta segunda-feira (23), a ampliação da proteção a 11 espécies brasileiras ameaçadas de extinção. A medida está prevista na Portaria nº 2.327 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicada no Diário Oficial da União.
O documento aprova o segundo ciclo do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-Coleira. A iniciativa define estratégias prioritárias voltadas a espécies listadas na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Entre as espécies protegidas, destaca-se o Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), classificado como "criticamente em perigo". Outras oito estão na categoria "em perigo" e duas são consideradas "vulneráveis". O plano também contempla ações para três espécies adicionais, duas delas recém-reconhecidas como ameaçadas.
Metas até 2030
O PAN tem como objetivo restaurar habitats, frear o declínio populacional e envolver a sociedade na preservação das espécies. Entre as nove ações previstas estão o manejo de populações, o controle de primatas exóticos invasores e a mitigação dos impactos do turismo.
A vigência do novo plano será de 1º de julho de 2025 a 1º de julho de 2030.
Tags
Temas
LEIA MAIS
SOCORRO AOS MAIS ATINGIDOS
Lula anuncia R$ 30 bi para proteger empresas do tarifaço dos EUA
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025