Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
COMÉRCIO EXTERIOR
Congresso em Foco
10/7/2025 8:09
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reúne deputados e senadores ligados ao agronegócio, divulgou uma nota pedindo "cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil" com relação à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada nesta quarta-feira (10) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O presidente norte-americano fez o anúncio via redes sociais, em uma mensagem que destacava o processo que corre na Justiça contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra redes sociais, descritas por Trump como "censura". Se o imposto de fato entrar em vigor na data marcada, em 1º de agosto, o setor do agronegócio deve ser um dos mais prejudicados.
A nota da FPA declara "preocupação" com anúncio, e diz que ele representa um "alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países". Segundo o texto, a taxação vai reverberar na taxa de câmbio e prejudicar as exportações.
"A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações", diz o texto divulgado pela bancada.
Leia a nota na íntegra
"A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifesta preocupação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, comunicada por meio de carta oficial enviada ao governo brasileiro, representa um alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países.
A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras.
Diante desse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações.
A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações. A diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas.
Frente Parlamentar da Agropecuária"
LEIA MAIS
IMPOSTO DE RENDA
Lira apresenta relatório do projeto de isenção do IR nesta quinta
TENSÃO DIPLOMÁTICA
COMÉRCIO EXTERIOR
CNI diz que tarifa de Trump é injustificada e defende negociação
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação
Relações Exteriores
Guerra comercial
Donald Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros