Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ESTADOS UNIDOS
Congresso em Foco
11/7/2025 | Atualizado às 11:46
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que deve conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "em algum momento, mas não agora". A declaração veio em resposta a questionamento de uma jornalista da TV Globo sobre a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Trump nesta semana.
O governo brasileiro vem reagindo contra a medida, que começa a valer em 1º de agosto. Após o anúncio, o presidente Lula publicou artigo em nove jornais internacionais em defesa do multilateralismo e falou em usar a Lei da Reciprocidade Econômica para revidar as medidas.
Trump também voltou a defender o Jair Bolsonaro: "É um homem muito honesto e ama o povo brasileiro".
Apoio a Bolsonaro e críticas ao STF
Segundo Trump, Lula trata Bolsonaro de forma "injusta". O republicano já havia defendido o aliado em publicações nas redes sociais, dizendo que ele é vítima de uma "caça às bruxas", em referência ao julgamento por tentativa de golpe de Estado em andamento no Supremo Tribunal Federal.
A retórica de Trump tem repercussão política no Brasil. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), licenciado do mandato e nos EUA, é investigado por possível atuação para influenciar o governo norte-americano em favor do pai.
Câmara dos Deputados
Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump
RELAÇÕES EXTERIORES
Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais