Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ESTADOS UNIDOS
Congresso em Foco
11/7/2025 | Atualizado às 11:46
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que deve conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "em algum momento, mas não agora". A declaração veio em resposta a questionamento de uma jornalista da TV Globo sobre a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Trump nesta semana.
O governo brasileiro vem reagindo contra a medida, que começa a valer em 1º de agosto. Após o anúncio, o presidente Lula publicou artigo em nove jornais internacionais em defesa do multilateralismo e falou em usar a Lei da Reciprocidade Econômica para revidar as medidas.
Trump também voltou a defender o Jair Bolsonaro: "É um homem muito honesto e ama o povo brasileiro".
Apoio a Bolsonaro e críticas ao STF
Segundo Trump, Lula trata Bolsonaro de forma "injusta". O republicano já havia defendido o aliado em publicações nas redes sociais, dizendo que ele é vítima de uma "caça às bruxas", em referência ao julgamento por tentativa de golpe de Estado em andamento no Supremo Tribunal Federal.
A retórica de Trump tem repercussão política no Brasil. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), licenciado do mandato e nos EUA, é investigado por possível atuação para influenciar o governo norte-americano em favor do pai.
LEIA MAIS
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
TRANSPORTE GRATUITO
Apagão de dados dificulta cálculo do custo da Tarifa Zero no Brasil
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas