Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Michelle lê carta direcionada a Lula e pede para "baixar as armas"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CARTA ABERTA

Michelle lê carta direcionada a Lula e pede para "baixar as armas"

Ex-primeira dama diz que sanção dos EUA ao Brasil e mais de 20 outros territórios só foi aplicada a países reconhecidos como ditaduras.

Congresso em Foco

12/7/2025 20:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro leu neste sábado (12), em evento no Acre, uma carta direcionada ao presidente Lula a respeito das tarifas anunciadas por Donald Trump ao Brasil. No discurso, Michelle fez um apelo a Lula, dizendo que "é hora de baixar as armas da provocação" e que o presidente tem "a oportunidade de evitar essas sanções".

"Não queira imitar Cuba e Venezuela. Veja como o povo desses países sofre", disse a ex-primeira dama na carta aberta. Segundo ela, o tipo de sanção anunciada pelo presidente norte-americano "até hoje só foi aplicada a países reconhecidos como ditaduras". Até agora, Trump incluiu nessa rodada de tarifas um total de 24 países, incluindo México, Japão e Coreia do Sul, além da União Europeia.

Michelle leu a carta em evento do PL Mulher na cidade de Rio Branco, capital acreana.

Michelle leu a carta em evento do PL Mulher na cidade de Rio Branco, capital acreana.Gilson Freitas/Agência F8/Folhapress

Íntegra da carta

Leia, abaixo, a transcrição feita pelo Congresso em Foco da carta lida por Michelle:

"A situação atual do Brasil e as sanções americanas

Essa carta é para o presidente Lula. Presidente Lula, esse tipo de sanção até hoje só foi aplicada a países reconhecidos como ditaduras. O Brasil vive um período muito difícil com relação aos direitos fundamentais. Há uma ditadura disfarçada de democracia. Os ditadores agem como uma cobra traiçoeira que se enrola devagar e sufoca sua vítima. Quando ela percebe, é tarde demais.

Lula, você precisa parar de se guiar por ideologias doentias e pelo desejo de vingança. É preciso governar para obter o que é melhor para o povo, para o Brasil. Chega de ódio e de irresponsabilidade.

Lula, pare com suas provocações em seus atos e palavras. O Brasil não precisa de discursos cheios de raiva. O nosso povo precisa de cuidado e de um governo responsável. Abandone as perseguições e comece a trabalhar pela unidade e pela verdadeira liberdade do nosso povo. Dá tempo.

Lula, você precisa parar de transferir a responsabilidade dos seus atos apontando culpados para desviar a atenção das pessoas. É tempo de assumir os erros, de se arrepender, de pensar no povo e tentar salvar o que ainda é possível salvar, para o bem do país inteiro.

Lula, chegou a hora de baixar as armas. Você precisa deixar o seu desejo de vingança de lado. Você precisa parar de se juntar aos movimentos terroristas e aos ditadores. A imagem de um Brasil pacífico e de progresso está destruída porque você está se juntando a essas pessoas e arrastando nosso Brasil para o buraco.

Presidente Lula, o senhor tem a oportunidade de evitar essas sanções. Não queira imitar Cuba e Venezuela. Veja como o povo desses países sofre. Não queremos isso para o nosso amado Brasil.

Lula, pelo bem do Brasil e dos brasileiros, abandone essa tendência ditatorial e pense no bem do nosso amado povo e das nossa famílias. Comece agora a corrigir os graves erros do seu governo. Ainda dá tempo.

O Brasil está assistindo e esperando um gesto de lucidez que realmente possa trazer paz ao nosso pais. É hora de baixar as armas da provocação. Cessar os tambores de ofensas e hastear a bandeira do diálogo e da paz. Todo poder vem de Deus, mas ai daquele que o usa para oprimir os inocentes.

Que Deus tenha misericórdia da nossa nação, que Deus abençoe o Acre e que a verdadeira paz esteja em Israel. Obrigado, meus amados."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Michelle Bolsonaro Lula

Temas

País

LEIA MAIS

História

Pedido de intervenção dos EUA tem precedentes na história do Brasil

Governo

Lula acusa Eduardo Bolsonaro de articular taxação de 50% dos EUA

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

2

EUA

Em live, Eduardo Bolsonaro incentiva empresários a investir nos EUA

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais

4

CARTA ABERTA

Michelle lê carta direcionada a Lula e pede para "baixar as armas"

5

EMENDAS PARLAMENTARES

Deputados do Psol e do Novo ficam no final da fila de emendas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES