Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Governo
Congresso em Foco
11/7/2025 | Atualizado às 17:10
O presidente Lula associou, nesta sexta-feira (11), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro à articulação para a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. A afirmação do chefe do Executivo aconteceu durante a cerimônia que marca o início dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda, no Espírito Santo.
"Aquela coisa covarde [Jair Bolsonaro], que preparou um golpe no país, mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça: 'Ah, se não liberarem o Bolsonaro, eu vou taxar vocês", iniciou o presidente Lula. "O filho que era deputado se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: 'Pelo amor de Deus, Trump, não deixa o meu pai ser preso'. É preciso essa gente criar vergonha na cara".
Assista ao vídeo:
Na data do anúncio da tarifa, Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para convocar seus seguidores a agradecerem publicamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em live transmitida na quinta-feira (11), o deputado licenciado ainda incentivou empresários a deixarem de investir no país para transferirem os investimentos para os EUA.
"O Brasil é mais complicado para você investir", disse Eduardo. Ele afirmou que Trump, ao justificar a nova tarifa, estaria responsabilizando o atual governo e o Judiciário brasileiro, e ao mesmo tempo sugerindo que empresários brasileiros encontrariam melhores condições de negócios nos EUA. "Em semanas, a gente coloca o seu processo adiante".
"Mal informado"
De acordo com o mandatário, as próprias justificativas de Donald Trump para a taxação não encontram respaldo na realidade e é feita "com base em uma mentira". Em primeiro lugar, a afirmação de que o país possui déficit com o Brasil é falsa. O presidente também criticou os ataques ao sistema judicial brasileiro, as defesas a Jair Bolsonaro e debochou do apelo "pare imediatamente".
"Eu quero dizer com todo respeito ao presidente Trump, o senhor está mal informado. Os Estados Unidos não têm déficit comercial com o Brasil, é o Brasil que tem déficit com os Estados Unidos", afirmou Lula "Eu é que deveria taxar ele".
Apesar de na carta Donald Trump afirmar que os Estados Unidos têm déficit comercial com o Brasil, na realidade a relação é de superávit para os americanos. Em 2024, o Brasil importou 40,5 bilhões de dólares, ao passo que exportou 40,3 bilhões no mesmo período.
Temas
Câmara dos Deputados
Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump
RELAÇÕES EXTERIORES
Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais