Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Redes sociais
Congresso em Foco
2/9/2025 11:51
O início do julgamento de Jair Bolsonaro e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado, repercutiu intensamente nas redes sociais de parlamentares. As manifestações expuseram novamente a forte polarização política no país.
Parlamentares ligados ao campo progressista trataram o julgamento como um marco para a defesa da democracia. Erika Hilton (Psol-SP), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Teresa Leitão (PT-PE), Guilherme Boulos (Psol-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP) e outros nomes da bancada de esquerda se manifestaram nas redes. Veja:
No campo bolsonarista, as manifestações foram de indignação. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) defendeu o ex-presidente e adicionou a hashtag #BolsonaroFree à sua publicação. O senador Marcos Pontes (PL-SP) afirmou que a verdadeira ameaça à democracia é a condução do processo pelo STF.
Outros parlamentares, como Marco Feliciano (PL-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Giovani Cherini (PL-RS) e Filipe Barros (PL-PR), também questionaram a legitimidade do julgamento. Confira:
Polarização
As publicações mostram como o julgamento mobilizou discursos antagônicos. De um lado, parlamentares da esquerda comemoram a abertura da ação como passo necessário para a proteção do Estado de Direito. De outro, a direita defende a tese de perseguição e reforça a narrativa de que Bolsonaro é vítima de um processo político.
Julgamento do golpe
Dia 1: 1ª Turma do STF julga Bolsonaro e aliados por golpe de Estado
Jornada de trabalho
Redução da jornada de trabalho para 36 horas entra em debate na CCJ