Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIA DA INDEPENDÊNCIA
Congresso em Foco
7/9/2025 | Atualizado às 12:50
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou nas redes sociais um vídeo em alusão ao 7 de Setembro, data da Independência do Brasil. A publicação ocorreu um dia depois de o parlamentar acompanhar o presidente Lula no desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Hugoé hoje peça central no impasse em torno da anistia a investigados, processados e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Pressionado por partidos de centro e direita a levar a proposta ao plenário, o deputado tem repetido que, até agora, não há nada definido sobre a pauta.
"Equilíbrio" como independência
No vídeo, Hugo Motta resgata o brado histórico de "Independência ou Morte!" e questiona qual deveria ser o grito do Brasil dividido de hoje. "Independência ou morte! Todo mundo conhece o grito que marcou a nossa história. Mas hoje, num Brasil tão dividido, qual é o verdadeiro grito de independência que a gente precisa dar?", afirmou.
Para ele, a verdadeira independência passa por "equilíbrio e democracia", capazes de afastar preconceitos e valorizar boas ideias, "venham de onde vier, da esquerda, da direita, do centro".
"A verdadeira independência é ter equilíbrio. Viva a democracia! Equilíbrio para afastar o preconceito contra as boas ideias", declarou.
Pautas listadas pelo presidente da Câmara
Hugo Motta também usou a gravação para defender projetos que considera prioritários. "Porque é assim que colocamos pautas importantes para andar como o Plano Nacional de Educação. Educar é dar independência."
Ele destacou ainda a PEC da Segurança, "respondendo um grande apelo da sociedade", e mencionou medidas de proteção das crianças e o avanço da reforma administrativa. "A reforma administrativa chega para que o Brasil dê um grande salto de qualidade nos serviços públicos", disse.
Contexto político
A fala de Hugo Motta ocorre em meio à pressão crescente sobre o Congresso diante da minuta do PL da anistia, elaborada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). O texto prevê perdão amplo para condenados e investigados desde 2019, com impacto direto sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje inelegível. No Senado, o presidente Davi Alcolumbre articula uma proposta que reduz as penas para os acusados de partiipar dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Na solenidade de 7 de Setembro, a presença de Hugo Motta ao lado de Lula foi marcada por manifestações de parte do público com gritos de "Sem anistia", deixando evidente a tensão em torno do tema.
Mensagem final
Encerrando o vídeo, o presidente da Câmara reforçou a necessidade de superar divisões políticas e trabalhar por entregas concretas:
"Em um país que mais parece um campo de batalha, ter independência é escolher não lutar uma guerra de narrativas, mas sim trabalhar para entregar o resultado."
"É assim que garantimos um Brasil independente. É assim que aproximamos o nosso país do futuro que a gente quer."
Temas
DIA DE MANIFESTAÇÕES
Veja quais cidades terão atos pró e contra a anistia neste domingo
TENTATIVA DE GOLPE
Incentivos Fiscais
Projeto propõe incentivos fiscais para reconstrução de áreas afetadas