Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento
Congresso em Foco
9/9/2025 14:29
No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a votação do julgamento do chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Embaixada dos Estados Unidos endossou no X (antigo Twitter), uma crítica ao ministro Alexandre de Moraes.
A representação norte-americana compartilhou uma postagem do subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, na qual ele declarou que seguirá apoiando os brasileiros na defesa da "liberdade e justiça". Segundo ele, também continuarão sendo tomadas "medidas cabíveis" contra Moraes e outros indivíduos "cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais".
Moraes é o relator da ação penal sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022 e, por isso, foi o primeiro a votar nesta terça-feira (9). Em seu voto, afirmou não haver dúvidas sobre a prática de crime: "Não se discute mais se houve ou não tentativa de golpe, se houve ou não tentativa de abolição do Estado de Direito. O que se discute aqui é a autoria".
O julgamento ocorre na 1ª Turma do STF, formada também por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, e deve se prolongar ao longo da semana. Até agora, foram apresentadas as sustentações finais da Procuradoria-Geral da República e das defesas.
Com o voto do relator iniciado nesta terça-feira, a expectativa é que os demais ministros exponham suas posições nas próximas sessões, em um cronograma que pode se estender até sexta-feira (12).
Temas
LEIA MAIS
Julgamento do Golpe
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília