Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
INTERNACIONAL
Congresso em Foco
9/9/2025 17:33
Perguntada nesta terça-feira (9) sobre a iminente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente Donald Trump não teria receio de usar "o poder econômico e militar dos Estados Unidos para proteger a liberdade de expressão".
Leavitt afirmou que a defesa da liberdade de expressão é considerada pela atual administração como "a questão mais importante do nosso tempo" e lembrou que o próprio Trump enfrentou censura em sua trajetória política.
"O presidente não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo", disse Leavitt.
A porta-voz destacou que o governo já adotou medidas direcionadas ao Brasil, como sanções e tarifas, e reforçou que outras ações não estão descartadas.
"A liberdade de expressão é, sem dúvida, a questão mais importante do nosso tempo. Ela está consagrada em nossa Constituição e o Presidente acredita fortemente nela. Ele próprio enfrentou censura em seu caminho (...) por isso leva esse tema muito a sério."
Segundo ela, essa é uma prioridade compartilhada por Trump, pela vice-presidente e por todo o gabinete. "Enquanto protege os interesses dos Estados Unidos no exterior, o Presidente também garante que a liberdade de expressão seja preservada aqui, dentro da América", acrescentou.
As declarações ocorrem em meio à reta final do julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF, acusado de participação no chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 111759, "viewed": [ "111759" ], "context": "{\"articlekey\":111759,\"originalarticlekey\":\"111759\"}" }
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília