Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
BATE-BOCA
Congresso em Foco
10/9/2025 15:22
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o deputado Cabo Gilberto (PL-PB) protagonizaram uma discussão nesta quarta-feira (10), durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados que ouvia o hacker Walter Delgatti Neto no processo de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália.
O bate-boca começou quando Maria do Rosário interrompeu a fala de Gilberto para questionar em qual artigo ele havia embasado uma questão de ordem. O parlamentar reagiu chamando-a de "mal-educada". A deputada retrucou: "Não vou aceitar isso".
O presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), tentou conter os ânimos e dar prosseguimento à sessão. Ainda assim, Maria do Rosário insistiu que não aceitaria a provocação. Nesse momento, a deputada Bia Kicis (PL-DF) interveio e disse: "Cala a boca".
Em resposta, Maria do Rosário chamou Kicis de "desesperada" e afirmou que não aceitaria ouvir "cala a boca" de quem busca "calar quem defende a democracia".
O trio seguiu discutindo com os microfones desligados, até que Paulo Azi voltou a intervir pedindo que evitassem discussões pessoais para não desviar o foco da sessão.
A oitiva tinha como objetivo ouvir o hacker Walter Delgatti, preso desde 2023 por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando de Zambelli. Ele foi arrolado como testemunha no processo de cassação da deputada. Após a análise da CCJ, o parecer será votado no Plenário da Câmara dos Deputados.
Condenação no STF
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar, por ordenar a invasão da plataforma do CNJ com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral.
A deputada deixou o Brasil e fugiu para a Itália, mas foi localizada e presa após ser incluída na lista vermelha da Interpol, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 111810, "viewed": [ "111810" ], "context": "{\"articlekey\":111810,\"originalarticlekey\":\"111810\"}" }
Julgamento do Golpe
"Pode dormir em paz": Dino rebate pedido de Fux para não o interromper
AÇÃO PENAL DO GOLPE
Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma ação de Bolsonaro com voto de Fux