Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Gestão Agrícola
Congresso em Foco
19/9/2025 13:50
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que fortalece os mecanismos de gestão de risco agrícola voltados a agricultores familiares e pequenos produtores rurais.
O objetivo é aprimorar a aplicação de recursos públicos, evitar a sobreposição de políticas e garantir apoio financeiro em situações de crise. Para isso, o Poder Executivo deverá ampliar o orçamento, investir em capacitação técnica e incentivar o desenvolvimento tecnológico de programas federais já existentes, como o Seguro da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), o Programa Garantia-Safra e o Fundo de Catástrofes (Lei Complementar 137/2010).
Entre as medidas previstas estão a simplificação dos processos de inscrição e comprovação de perdas, o aumento dos limites de cobertura, a priorização de recursos para regiões mais vulneráveis e a formação de parcerias para garantir a execução da lei. A proposta também cria o Sistema Integrado de Gestão de Risco Climático para a Agricultura Familiar e prevê o lançamento de uma plataforma digital para que os produtores possam enviar solicitações, acompanhar processos e receber notificações.
O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Leo Prates (PDT-BA), ao projeto de lei 952/2025, do deputado Marx Beltrão (PP-AL). A versão original previa a criação de um novo seguro emergencial para pequenos produtores, mas o relator optou por fortalecer os programas já em vigor.
"Esse redirecionamento evita a criação de mais um programa federal com estruturas próprias e custos administrativos adicionais, além de potencializar o que já está implementado, sem prejuízo à proteção dos pequenos produtores contra os impactos climáticos", afirmou Prates.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisará ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Temas
LEIA MAIS
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES
MINISTRO DA JUSTIÇA
Lewandowski: PEC da Blindagem favorece crime organizado no Congresso
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem