Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Diplomacia
Congresso em Foco
23/9/2025 | Atualizado às 12:57
Começa nesta terça-feira (23) o Debate Geral da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Como manda a tradição desde 1955, o Brasil abre a série de discursos com a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele será o primeiro chefe de Estado a discursar no plenário, logo após as intervenções do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.
O lema desta edição é "Melhor Juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos", em referência ao aniversário da ONU e à necessidade de reforçar o multilateralismo em meio a um cenário mundial de instabilidade.
Confira a fala do presidente:
Lula desembarcou em Nova York na noite de domingo (21), acompanhado por uma ampla comitiva. Estão com ele o chanceler Mauro Vieira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim.
O Debate Geral segue até 30 de setembro, quando as recomendações apresentadas pelos líderes serão sistematizadas e encaminhadas às seis comissões da Assembleia, que seguem os trabalhos até o fim do ano.
Temas
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes