Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Torço para que dê certo", diz Lula sobre reunião com Trump

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

"Torço para que dê certo", diz Lula sobre reunião com Trump

Presidente vê como positiva a possibilidade de diálogo com Trump e defende parceria entre as duas maiores economias das Américas.

Congresso em Foco

24/9/2025 17:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24), o presidente Lula fez um balanço das reuniões realizadas desde a sessão de abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia anterior. O chefe de governo afirmou ter tido uma agenda "gratificante", e estar otimista sobre a possibilidade de abertura de diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o elogiou após meses de guerra tarifária.

Lula disse ter ficado satisfeito com o breve encontro que teve com Trump nas dependências da ONU. "Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. E eu fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química boa entre nós", declarou. "Eu acho que a relação humana é 80% química e 20% emoção", completou.

O presidente destacou que a relação com Trump deve se pautar pela cooperação, independentemente de divergências ideológicas. "Eu torço para que dê certo, porque o Brasil e os Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente", afirmou. Ele acrescentou que o diálogo entre os países pode avançar em áreas como indústria, tecnologia, ciência e inteligência artificial.

Lula disse ter sugerido a Trump uma agenda conjunta com foco em temas comerciais e na defesa da paz. "Fiz questão de dizer ao presidente Trump que nós temos muito o que conversar. (...) Fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar e, quem sabe, dentro de alguns dias a gente possa se encontrar e fazer uma pauta positiva entre Estados Unidos e Brasil e Brasil e Estados Unidos".

O presidente encerrou afirmando que, nas relações internacionais, respeita os chefes de Estado eleitos, sem levar em conta alinhamentos políticos. "Não quero saber ideologicamente se ele gosta ou não gosta de mim. (...) O que importa para mim é que a pessoa, sendo eleita, merece o meu respeito como chefe de Estado brasileiro".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ONU estados unidos Donald Trump Lula

Temas

Relações Exteriores Governo

LEIA MAIS

Encontro

Em encontro com Zelensky, Lula afirma não ver saída militar na guerra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Internacional

Trump anuncia encontro com Lula para discutir tarifaço

3

POR UNANIMIDADE

CCJ rejeita PEC da Blindagem; texto deve ser enterrado pelo Plenário

4

Imposto de renda

Senado aprova ampliação da isenção do Imposto de Renda

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

CCJ do Senado vota a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES