Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Investigação INSS
Congresso em Foco
26/9/2025 9:09
Após aproximadamente nove horas de depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se prepara para ouvir outras testemunhas.
Na segunda-feira (29), o colegiado receberá Carlos Roberto Ferreira Lopes, alvo de oito requerimentos para ser ouvido, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Também foi convocado o empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti. A informação foi confirmada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI.
A Conafer é uma das entidades com maior volume de descontos nas mensalidades de aposentados, conforme apuração da Polícia Federal. Segundo o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da comissão, "o crescimento vertiginoso da arrecadação da Conafer, que saltou de R$ 6,6 milhões para mais de R$ 40 milhões, coincide com o período em que se intensificaram os descontos indevidos diretamente nos benefícios previdenciários de milhões de segurados".
Fernando Cavalcanti é apontado como ex-sócio do advogado Nelson Wilians Rodrigues, cuja prisão preventiva foi aprovada pela CPMI. Cavalcanti também teria ligação com Antônio Carlos Camilo Antunes. "Sua participação em estruturas societárias relacionadas a Nelson Wilians e sua proximidade com o ambiente empresarial de Antônio Carlos Camilo Antunes, o 'Careca do INSS', justificam sua convocação como testemunha, diante das investigações sobre as fraudes no INSS", consta no requerimento assinado por Alfredo Gaspar.
LEIA MAIS
Desvio de aposentadorias
"Careca do INSS não reflete quem eu sou", diz investigado em CPMI
DESVIO DE APOSENTADORIAS
CPMI do INSS aprova quebra de sigilos e pede prisão de Nelson Wilians
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Quem é o "Careca do INSS", que a CPMI tenta ouvir nesta quinta
Imposto de renda