Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TARIFAÇO DE TRUMP

Após "química" entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado

Depois de aceno entre presidentes, senadores brasileiros recebem comitiva e são convidados a voltar a Washington para discutir tarifas.

Congresso em Foco

26/9/2025 11:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dois dias após o aceno entre os presidentes Lula e Donald Trump em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, representantes do Senado brasileiro receberam a visita de assessores parlamentares norte-americanos e diplomatas da Embaixada dos EUA em Brasília. O objetivo foi avançar no canal de diálogo parlamentar aberto em meio às tensões comerciais entre os dois países.

O encontro ocorreu nessa quinta-feira (25), sob comando do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e da Comissão Temporária Externa Brasil-EUA. Participaram a ministra-conselheira política Holly Kirking Loomis e o chefe de política interna John Jacobs, além de assessores ligados à senadora democrata Jeanne Shaheen e ao senador republicano Pete Ricketts.

Nelsinho Trad recebeu representantes do Legislativo e do Executivo dos Estados Unidos.

Nelsinho Trad recebeu representantes do Legislativo e do Executivo dos Estados Unidos.Ascom/Nelsinho Trad

Os norte-americanos pediram que a comitiva brasileira retorne a Washington para aprofundar conversas institucionais que possam evitar novos atritos comerciais. A delegação levou uma mensagem de abertura e disposição para fortalecer o diálogo com o Congresso brasileiro.

A comissão externa do Senado foi criada em julho como reação ao tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros. Desde então, oito senadores de diferentes partidos viajaram a Washington para apresentar relatórios técnicos sobre os impactos das tarifas, defender diálogo de alto nível e convidar parlamentares norte-americanos a visitar o Brasil.

Além de simbolismos

Na ocasião, os brasileiros tiveram dificuldade para receber recebido por autoridades locais. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admitiu que tentou atrapalhar a agenda dos parlamentares. Segundo Trad, a reunião desta semana mostra que a missão suprapartidária traz resultados concretos dois meses depois. "O canal não foi aberto para gestos simbólicos. Serve para que os Executivos possam negociar, ouvir, propor soluções e garantir que decisões não sejam tomadas sem participação do Parlamento. Se preciso for, voltaremos a Washington para aprofundar nossa agenda, agora ouvindo mais congressistas", disse o senador.

De acordo com relatos, os assessores reconheceram a postura pragmática do Brasil e a defesa do multilateralismo, destacando a importância da reciprocidade e da escuta institucional. Também manifestaram interesse em avançar em uma agenda mais ampla e contínua, envolvendo comércio, clima, cadeias produtivas, segurança global e fronteiras.

Para Trad, esse novo momento de diálogo deve assegurar previsibilidade e segurança jurídica ao setor produtivo brasileiro e reduzir riscos de decisões unilaterais.

O clima entre o Brasil e os Estados Unidos teve uma leve distensão nesta semana. Na última terça-feira (23), o presidente Donald Trump afirmou ter sentido "uma química excelente" com Lula, a quem descreveu como "um cara muito agradável". Os dois devem conversar por telefone nas próximas semanas. Minutos antes da fala de Trump, o brasileiro criticou a tentativa de interferência dos Estados Unidos em assuntos internos do Brasil, como o julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

EUA Nelsinho Trad Relações Internacionais diplomacia tarifaço de Trump Donald Trump Lula

LEIA MAIS

ENTREVISTA

Seif defende Eduardo e ironiza sanções: "Não são por seus olhos azuis"

VÍDEO

"Torço para que dê certo", diz Lula sobre reunião com Trump

Encontro

Em encontro com Zelensky, Lula afirma não ver saída militar na guerra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

POR UNANIMIDADE

CCJ rejeita PEC da Blindagem; texto deve ser enterrado pelo Plenário

2

Imposto de renda

Senado aprova ampliação da isenção do Imposto de Renda

3

SENADO

Recuo de Moro e Seif abre caminho para rejeição da PEC da Blindagem

4

SENADO

Unânime: veja quem são os senadores que derrubaram a PEC da Blindagem

5

ELEIÇÕES 2026

Jorge Seif cita impasse em SC, mas garante Carlos Bolsonaro no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES