Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Defesa
Congresso em Foco
30/9/2025 | Atualizado às 15:52
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado ouviu nesta terça-feira (30) o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. A audiência pública tem como objetivo apresentar um balanço das atividades do ministério e esclarecer dúvidas sobre os investimentos no setor.
Convocado pela CRE, Múcio respondeu a questionamentos de senadores sobre os projetos estratégicos de defesa nacional e a aplicação dos recursos da pasta. O encontro cumpre o Regimento Interno do Senado, que prevê a presença do ministro no início de cada sessão legislativa.
Assista:
O requerimento para a audiência foi apresentado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que destacou a importância do diálogo entre Legislativo e Forças Armadas para garantir o alinhamento entre as prioridades da Defesa e os interesses estratégicos do país.
Múcio defendeu a neutralidade política das Forças Armadas e afirmou que os militares não podem servir a "partido A ou B". Ele disse ser preciso romper com a imagem de que os militares sul-americanos são "pretensos golpistas" e reforçou que o papel das Forças Armadas é proteger o Estado brasileiro, independentemente de quem esteja no poder.
O ministro também criticou a "politização" das polícias estaduais e de setores civis da segurança pública. Segundo ele, muitos comandantes e delegados estão subordinados a interesses eleitorais de parlamentares, o que compromete a autoridade institucional e coloca a sociedade em risco.
Ele ainda defendeu a criação de um mecanismo de financiamento estável para as Forças Armadas, inspirado no modelo chileno, que vincula parte das receitas de recursos naturais à área.
Temas
LEIA MAIS
Bebidas Alteradas
ALEXANDRE PADILHA
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
Crime Organizado
Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
DETRATOR DE MORAES
Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes