Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acordo Internacional
Congresso em Foco
1/10/2025 | Atualizado às 11:05
O Plenário do Senado Federal aprovou, na terça-feira (30), o acordo entre o Brasil e o Reino dos Países Baixos relacionado à Troca e e Proteção Mútua de Informações Classificadas, assinado em Brasília em 2023.
O projeto de decreto legislativo (PDL) 390/2024, oriundo da Presidência da República, obteve parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), cuja aprovação ocorreu previamente na Comissão de Relações Exteriores (CRE), e agora segue para promulgação.
Entre os diversos pontos abordados, o acordo estabelece as autoridades de segurança competentes, os níveis de classificação de segurança, as diretrizes para o uso e acesso às informações, bem como os termos que regem a tradução, reprodução, destruição e transmissão de informações.
Conforme informações do Ministério das Relações Exteriores e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o acordo "reforça a confiança na relação entre as partes ao estabelecer regras e procedimentos para a proteção de informações sigilosas trocadas entre o Brasil e os Países Baixos".
O relatório aprovado enfatiza a relevância do acordo, argumentando que ele cria "ambiente propício para a intensificação da cooperação bilateral, em especial em áreas como defesa, segurança e inteligência".
Temas
LEIA MAIS
Acordos Internacionais
Câmara dos Deputados aprova acordos internacionais com a Eslovênia
Acordos internacionais
Câmara aprova projetos de cooperação com Benin, Áustria e Itália
TARIFAÇO DO TRUMP
Senadores se reúnem com parlamentares dos EUA para discutir tarifaço
Operação Compliance Zero
CÂMARA DOS DEPUTADOS
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
Linguagem simples
Entenda o que é linguagem neutra, proibida em lei sancionada por Lula