Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
9/10/2025 | Atualizado às 9:33
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS se reúne nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, para ouvir Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Segundo dados do Portal da Transparência, em 2024 o Sindnapi recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS provenientes de descontos.
Nesta sessão, a CPMI também vai realizar a análise de requerimentos. Entre os 78 requerimentos a serem votados, existe a possibilidade de uma nova convocação do advogado Eli Cohen, um dos primeiros a denunciar fraudes nos descontos associativos.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) falou sobre a convocação: "Nós ouvimos aqui o sr. Eli Cohen, que fez essa denúncia e que criou esta alcunha do 'Careca do INSS'. E nós sabemos que ele tinha relações econômicas, comerciais com o [empresário Maurício] Camisotti, com outras pessoas que atuam nessa área. Nós recebemos informações, inclusive, de que essa pessoa, que de fato não trouxe documentos, possa ter recebido treinamento pago por partidos políticos para vir aqui ajudar na criação dessa narrativa".
Antes do início da sessão desta quinta-feira, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da Comissão, comentou em entrevista sobre a concessão de mais um Habeas Corpus, que desta vez, garantirá ao presidente do Sindnapi o direito de permanecer em silêncio durante seu depoimento.
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
PF cumpre 66 mandados em nova fase da "Operação Sem Desconto"
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)