Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
13/10/2025 | Atualizado às 19:22
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma os trabalhos nesta segunda-feira (13) com o depoimento do ex-presidente da autarquia, Alessandro Antonio Stefanutto, e do ex-diretor de Benefícios, André Paulo Félix Fidelis. A sessão está marcada para as 16h. Acompanhe:
Stefanutto comandou o INSS entre julho de 2023 e abril de 2025, período em que vieram à tona denúncias de um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Ele foi exonerado após a deflagração da Opereção Sem Desconto, ação conjunta da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF), que apura o envolvimento de servidores e entidades de classe.
O depoimento é considerado decisivo pelos parlamentares, que pretendem esclarecer como o sistema de controle interno do INSS falhou diante das fraudes. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), defendeu a existência de "indícios de omissão grave" durante a gestão do ex-presidente.
Além de Stefanutto, também está prevista a oitiva de André Paulo Félix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS. A comissão deve definir, durante a reunião, se os dois depoimentos ocorrerão no mesmo dia e a ordem das falas.
LEIA MAIS
Fraudes Previdenciárias
Ex-dirigentes do INSS prestarão depoimento à CPMI na segunda-feira
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
Liberdade de Expressão
Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas