Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Boletim Focus: inflação recua, Selic e PIB permanecem estáveis

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Expectativas Econômicas

Boletim Focus: inflação recua, Selic e PIB permanecem estáveis

Mesmo com inflação oficial recuando para 4,72%, energia elétrica segue pressionando índices.

Congresso em Foco

13/10/2025 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (13), revelou que três dos quatro componentes principais mantiveram suas projeções inalteradas para 2025: o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa de câmbio e a taxa básica de juros (Selic).

A única alteração nas expectativas do mercado financeiro foi observada na inflação oficial do país, que apresentou um recuo para 4,72%. Anteriormente, as expectativas apontavam para um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,80%.

Boletim Focus mostra estabilidade do PIB, Selic e câmbio, com recuo na inflação.

Boletim Focus mostra estabilidade do PIB, Selic e câmbio, com recuo na inflação.Adriana Toffetti/Ato Press/Folhapress

Para os anos seguintes, as projeções do mercado para o IPCA permanecem estáveis, tanto para 2026 (4,28%) quanto para 2027 (3,9%). A estimativa de inflação para 2025 ainda se mantém acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

De acordo com a prévia da inflação oficial divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços apresentaram um aumento de 0,48% em setembro, impulsionado principalmente pela alta no preço da energia elétrica.

No acumulado de 12 meses, o IPCA atingiu 5,17%. A prévia da inflação também indica que os preços dos alimentos registraram queda pelo quarto mês consecutivo.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central utiliza a taxa básica de juros (Selic) como principal instrumento, atualmente fixada em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O Boletim Focus projetou uma redução gradual dessa taxa para 12,25% em 2026 e 10,50% em 2027.

As incertezas no cenário econômico externo e os indicadores de moderação no crescimento interno são fatores que contribuem para a manutenção da Selic. O Copom indicou que a taxa de juros atual deverá ser mantida "por período bastante prolongado" para assegurar o cumprimento da meta de inflação.

Em relação ao PIB, as expectativas do mercado financeiro permanecem estáveis. O Boletim Focus projetou um crescimento de 2,16% para 2025. Para 2026, a projeção é de um crescimento econômico de 1,80%, enquanto para 2027, as projeções indicam um crescimento de 1,83%.

O mercado projetou que o dólar será cotado a R$ 5,43 ao final de 2025. Para o final de 2026, as expectativas apontam para uma queda na cotação da moeda norte-americana. Já para 2027, as projeções indicam que o dólar encerrará o ano a R$ 5,51.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

boletim Focus PIB economia inflação

LEIA MAIS

DERROTA NO CONGRESSO

Governo avalia novo aumento de IOF e corte de emendas após derrota

CONGRESSO

União Brasil e PP fecham questão contra MP de alternativas ao IOF

ECONOMIA

Governo avalia bloquear emendas se MP do IOF não for aprovada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES