Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
EXTRADIÇÃO
Congresso em Foco
13/10/2025 | Atualizado às 14:02
Durante conversa com jornalistas em Roma, o presidente Lula foi questionado se, em suas conversas com membros do governo italiano, ele teria abordado a discussão sobre o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na penitenciária Germana Stefanini, nos arredores da cidade. Ele respondeu que sequer lembrava da parlamentar, e reforçou o repúdio por ela.
"Eu nem lembrava desse nome. Se você [imprensa] não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim é uma pessoa, sabe, que não merece respeito de quem ama a democracia. Mas ela vai pagar pelo erro que fez, ou aqui, ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha", disse Lula.
Zambelli foi condenada em maio no Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por invadir os sistemas virtuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde inseriu documentos falsos na base de dados junto ao hacker Walter Delgatti. Para escapar da sentença, fugiu para a Itália, onde possui cidadania, e foi presa pelas autoridades locais. Desde então, enfrenta uma disputa judicial para evitar sua extradição ao Brasil.
Na última semana, a deputada enviou uma carta ao juiz responsável por analisar o pedido de extradição, na qual anunciou que entraria em greve de fome caso mantivesse sua prisão e acusou autoridades brasileiras de promoverem uma campanha de perseguição política a ela.
Tags
Temas
Liberdade de Expressão
Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas
Quebra de decoro
Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal