Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
13/10/2025 15:32
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), comentou em nota sobre o início das tratativas de paz entre Israel e Hamas, que avançaram nesta segunda-feira (13) com a troca de prisioneiros de ambos os lados. O parlamentar afirmou observar o momento "com renovada esperança", e exaltou o papel do diálogo e diplomacia na promoção da paz.
A trégua foi decretada pelos dois lados na quinta-feira (9). Na última manhã, o acordo foi assinado no Egito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bem como por representantes dos demais países que participaram da mediação. Ao mesmo tempo, o Hamas liberou os 20 reféns que ainda mantinha em cativeiro, e Israel fez o mesmo com 1,9 mil prisioneiros palestinos.
"A libertação dos reféns israelenses, com sua devolução às famílias após mais de 700 dias de cativeiro, a soltura dos prisioneiros palestinos e a retomada da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza são sinais promissores que representam um passo importante para pôr fim a um conflito que, há décadas, desafia a comunidade internacional e tanto sofrimento tem causado a civis inocentes", disse Alcolumbre.
O presidente cobrou que os dois lados façam a devida implementação dos termos acordados, e expressou seus votos para que "este momento simbolize o início de uma nova era de entendimento no Oriente Médio, baseada no respeito mútuo, na justiça e na convivência pacífica entre os povos".
Veja a íntegra da nota de Davi Alcolumbre:
"Ao testemunhar o início do cumprimento da primeira fase do acordo alcançado, nos últimos dias, entre Israel e o Hamas, saúdo, com renovada esperança, o plano de paz mediado pelos Estados Unidos e apoiado por países da região.
A libertação dos reféns israelenses, com sua devolução às famílias após mais de 700 dias de cativeiro, a soltura dos prisioneiros palestinos e a retomada da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza são sinais promissores que representam um passo importante para pôr fim a um conflito que, há décadas, desafia a comunidade internacional e tanto sofrimento tem causado a civis inocentes.
O diálogo e a diplomacia são, a meu ver, o único caminho possível para a paz duradoura. Neste sentido, faço votos de que o acordo em curso seja devidamente implementado e que a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos seja capaz de superar os conflitos e assegurar a coexistência pacífica entre eles.
Que este momento simbolize o início de uma nova era de entendimento no Oriente Médio, baseada no respeito mútuo, na justiça e na convivência pacífica entre os povos".
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Câmara aprova alertas por GPS sobre regiões com alta criminalidade
Quebra de decoro
Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal
Liberdade de Expressão
Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas
Quebra de decoro
Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal