Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alcolumbre elogia acordo de paz entre Israel e Hamas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

RELAÇÕES EXTERIORES

Alcolumbre elogia acordo de paz entre Israel e Hamas

Alcolumbre expressou os votos para que o acordo inicie um período de paz no Oriente Médio, e cobrou cumprimento dos termos.

Congresso em Foco

13/10/2025 15:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), comentou em nota sobre o início das tratativas de paz entre Israel e Hamas, que avançaram nesta segunda-feira (13) com a troca de prisioneiros de ambos os lados. O parlamentar afirmou observar o momento "com renovada esperança", e exaltou o papel do diálogo e diplomacia na promoção da paz.

A trégua foi decretada pelos dois lados na quinta-feira (9). Na última manhã, o acordo foi assinado no Egito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bem como por representantes dos demais países que participaram da mediação. Ao mesmo tempo, o Hamas liberou os 20 reféns que ainda mantinha em cativeiro, e Israel fez o mesmo com 1,9 mil prisioneiros palestinos.

Alcolumbre expressou os votos para que o acordo inicie um período de paz no Oriente Médio, e cobrou cumprimento dos termos.

Alcolumbre expressou os votos para que o acordo inicie um período de paz no Oriente Médio, e cobrou cumprimento dos termos.Waldemir Barreto/Agência Senado

"A libertação dos reféns israelenses, com sua devolução às famílias após mais de 700 dias de cativeiro, a soltura dos prisioneiros palestinos e a retomada da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza são sinais promissores que representam um passo importante para pôr fim a um conflito que, há décadas, desafia a comunidade internacional e tanto sofrimento tem causado a civis inocentes", disse Alcolumbre.

O presidente cobrou que os dois lados façam a devida implementação dos termos acordados, e expressou seus votos para que "este momento simbolize o início de uma nova era de entendimento no Oriente Médio, baseada no respeito mútuo, na justiça e na convivência pacífica entre os povos".

Veja a íntegra da nota de Davi Alcolumbre:

"Ao testemunhar o início do cumprimento da primeira fase do acordo alcançado, nos últimos dias, entre Israel e o Hamas, saúdo, com renovada esperança, o plano de paz mediado pelos Estados Unidos e apoiado por países da região.

A libertação dos reféns israelenses, com sua devolução às famílias após mais de 700 dias de cativeiro, a soltura dos prisioneiros palestinos e a retomada da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza são sinais promissores que representam um passo importante para pôr fim a um conflito que, há décadas, desafia a comunidade internacional e tanto sofrimento tem causado a civis inocentes.

O diálogo e a diplomacia são, a meu ver, o único caminho possível para a paz duradoura. Neste sentido, faço votos de que o acordo em curso seja devidamente implementado e que a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos seja capaz de superar os conflitos e assegurar a coexistência pacífica entre eles.

Que este momento simbolize o início de uma nova era de entendimento no Oriente Médio, baseada no respeito mútuo, na justiça e na convivência pacífica entre os povos".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Palestina Davi Alcolumbre Israel Senado

Temas

Relações Exteriores Congresso

LEIA MAIS

Plenário

"Jornada 6x1 desagrega famílias", diz Pastor Henrique Vieira

Câmara dos Deputados

Câmara aprova alertas por GPS sobre regiões com alta criminalidade

Quebra de decoro

Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Liberdade de Expressão

Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos

2

SEM ACORDO

Congresso perde prazo e Novo Código Eleitoral não valerá para 2026

3

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"

4

Valorização profissional

Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas

5

Quebra de decoro

Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES