Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
16/10/2025 19:23
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta quinta-feira (16) na Casa Branca com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, iniciando as tratativas diretas a respeito das tarifas de importação sobre produtos brasileiros. O chanceler afirmou que a conversa foi "muito profunda, muito produtiva".
O diálogo começou com uma conversa de 20 minutos a sós entre os chanceleres. Em seguida, ampliaram para participação dos times diplomáticos e econômicos do Brasil e Estados Unidos. "Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano desde julho", declarou o ministro.
Segundo o chanceler, "o encontro foi muito produtivo, em um clima excelente de descontração e de troca de ideias e posições de uma forma muito clara e objetiva, e com muita disposição para trabalhar em conjunto, para traçar, então, uma agenda bilateral de encontros, para tratar de temas específicos de comércio".
Vieira relatou que "durante todo o encontro, prevaleceu a atitude construtiva e voltada às técnicas práticas da retomada das negociações entre os dois países, em sincronia com a boa química e com o que foi discutido, sobretudo, no recente telefonema, da semana passada, entre o presidente Lula e o presidente Trump".
A conversa entre os chanceleres antecipa a reunião prevista entre Lula e Trump. O ministro confirmou que "há o interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem muito em breve", restando uma definição de data e local. A expectativa é de que a reunião aconteça na próxima semana, quando os dois presidentes estarão na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Esta não é a primeira vez em que Marco Rubio e Mauro Vieira se encontram. Os dois moraram em Washington D.C entre 2011 e 2015: o ministro brasileiro na condição de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, e o americano na condição de senador, período em que manteve forte atuação em debates relacionados à política internacional na América Latina.
Temas
LEIA MAIS
LIBERDADE DE IMPRENSA
Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa
RELAÇÕES EXTERIORES
"Pintou uma indústria petroquímica", diz Lula sobre reunião com Trump
RELAÇÕES EXTERIORES
DIA DO PROFESSOR
Parceria entre iFood e MEC concede benefícios para professores
TRANSPORTE PÚBLICO
Jilmar Tatto: "Convenci Lula de que o Brasil precisa da tarifa zero"
LIBERDADE DE IMPRENSA
Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa