Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Mulheres
Congresso em Foco
23/10/2025 | Atualizado às 17:22
O Plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei 2.562/25, que estabelece o Dia Nacional das Meninas, a ser comemorado anualmente em 11 de outubro, além de transferir o Dia Nacional da Mulher para 8 de março. A proposta é de autoria da deputada Soraya Santos (PL-RJ).
No calendário oficial, o Dia Nacional da Mulher é celebrado no dia 30 de abril, e a proposição visa transferir a data para o dia 8 de março, para que coincida com o Dia Internacional da Mulher. Pretende-se também que o dia seja incorporado no calendário nacional de datas comemorativas.
O Dia Internacional das Meninas também será adicionado ao calendário oficial, no mesmo dia em que foi criado o Dia Nacional das Meninas, 11 de outubro.
A relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), afirmou que a celebração dessas datas representa um compromisso com a oferta de serviços públicos essenciais a essa parcela da população, como educação pública de qualidade e proteção contra a violência e a exploração.
"As meninas estão sob severos ataques no mundo (...). No Brasil, a violência contra as meninas é uma realidade. Uma a cada três meninas é abusada sexualmente no país. Temos de mudar essa realidade."
O projeto vai agora para sanção presidencial.
Temas
LEIA MAIS
Congresso Nacional
Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral